‘Arte Eco’ abre Semana do Meio Ambiente 2016 nesta segunda-feira (30)

Uma feira com produções artesanais totalmente orientadas para materiais reaproveitados, reutilizados ou reciclados é a primeira atração da Semana do Meio Ambiente 2016 e vai ficar desta segunda (30) a sexta-feira (3) no pátio interno do Paço Municipal.

Programação vai até a sexta-feira (3)

Além da feira, a programação inclui diversas oficinas, como de hortas urbanas, jardinagem, plantas não-convencionais ou conversa sobre orgânicos; atividades físicas como o “pedalão” solidário, dança circular ou ioga e caminhada consciente; atividades de educação ambiental, palestras sobre acessibilidade de unidades ambientais ou monitoramento de fauna na Serra do Japi, filmes e capacitações para servidores municipais e até intervenção comunitária direta na bacia do rio Jundiaí-Mirim.

“É a quarta edição do evento realizado pelo Jundiaí Feito à Mão, um programa de valorização do artesanato que é voltado exclusivamente para moradores da cidade e que tem surpreendido cada vez mais pela qualidade dos trabalhos”, afirma a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.

A agenda unificada da Semana do Meio Ambiente 2016 foi organizada dentro da diretiva de educação ambiental do Programa Município Verde e Azul (PMVA), reunindo ações com as diversas secretarias, diretorias e instituições parceiras.

Seleção de artes com materiais reaproveitados abre programação

Seleção de artes com materiais reaproveitados abre programação

“Como gestores locais do programa, fazemos uma ponte entre os diversos setores”, afirma o diretor setorial da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Marcelo Pilon.

Reuso criativo
Aberto para os produtores cadastrados no programa e selecionados pelo uso de técnicas que unem esses critérios de criatividade e sustentabilidade, o crescimento do número participantes mostra que a relação com o meio ambiente tem sido cada vez maior no setor.

“Precisamos lembrar que o contato direto entre produtor e moradores, como ocorre em outras áreas, também fortalece a circulação na economia local”, acrescenta Valéria.

Para os participantes, a oportunidade da mostra é disputada porque é um local de grande movimento de pessoas e também gera encomendas e contatos para futuras parcerias. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Administração e Gestão, que administra o Paço.

Prefeitura de Jundiaí


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais