Uma demanda crescente entre visitantes de outras cidades aos hotéis, restaurantes e atrativos turísticos de Jundiaí e a busca de produtos tradicionais do município consolidam a cidade como destino de turismo reconhecido pelos órgãos especializados nacionais e estaduais.
Esse é o motivo para a 1ª Rodada de Negócios (Produtos de Jundiaí), que a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo promove na segunda-feira (18), no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva. As inscrições estão abertas pelo telefone (11) 4589-8580 ou pelo e-mail eleone@jundiai.sp.gov.br.
“É importante um espaço para colocarmos os dois lados para conversar, estimulando os programas Empório Jundiaí e Jundiaí Feito à Mão para ampliarem seu alcance”, afirma a secretária, Valeria Silveira de Oliveira.
O alvo da rodada é o artesanato e a produção associada ao turismo (doces tradicionais, geleias, compotas, vinhos, pães, chocolates, alimentos embutidos, cervejas artesanais e outras criações exclusivas de pequena escala).
“Vai ser uma oportunidade para que empresas relacionadas com o turismo receptivo da cidade possam conhecer melhor as alternativas voltadas para esse segmento”, afirma a diretora, Marcela Moro.
Além de hotéis, restaurantes e atrativos turísticos, o evento também vai estar aberto a instituições e entidades relacionadas ao setor do turismo. A rodada vai ser das 9h às 17h, com inscrição gratuita e vagas limitadas.
O número de visitantes da cidade (especialmente na categoria chamada de turismo de um dia) tem crescido continuamente e chegou, em 2014, ao patamar de 120 mil turistas de negócios e 339 mil turistas de lazer. E os empregos diretos e indiretos relacionados ao setor são estimados em 32 mil postos.
Uma parte do segmento adulto desses visitantes provavelmente ouviu boas referências sobre as tradições de Jundiaí, como a citação das compotas locais pela cantora Marisa Monte na canção “Diariamente”.
Prefeitura de Jundiaí