Rodada de produtos de Jundiaí promove atrações da cidade

O projeto-piloto da Rodada de Negócios de Produtos de Jundiaí, organizada pelo setor turístico da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, surpreendeu visitantes nesta segunda-feira (18), no pavilhão central do Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva. Em sua primeira edição, a rodada contou com 47 expositores.

“Nosso objetivo é buscar cada vez mais a valorização de produtos locais, que, pelo turismo, tornam-se partes importantes da própria economia, além de reforçar a identidade da cidade”, afirma a secretária Valéria Silveira de Oliveira.

O principal alvo do evento foi o "networking" entre produtores e estabelecimentos

O principal alvo do evento foi o “networking” entre produtores e estabelecimentos

Entre os participantes estavam estabelecimentos das três rotas turísticas em implantação (Rota da Uva, Rota da Terra Nova e Rota do Castanho) e até mesmo de rotas em estudo, como a Rota da Cultura Italiana, na região do Traviú.

Também estiveram presentes artistas cadastrados pelo programa Jundiaí Feito à Mão, de valorização do artesanato criativo.

De acordo com a diretora de turismo, Marcela Moro, a adesão foi positiva e muitos participantes encaminharam parcerias com visitantes no próprio local.

“Ainda neste semestre vamos reforçar o setor com o lançamento dos três portais de internet das rotas em implantação”, ressaltou Marcela.

Uma tendência vislumbrada foi a multiplicação de marcas próprias, a ampliação do número de produtos voltados para o uso, como souvenires turísticos e lembranças da cidade, e também uma ampla personalização e sofisticação dos trabalhos.

O “mix” de produtos foi abrangente e contou com agências de turismo receptivo, alimentos como pães orgânicos, massas artesanais, microjóias, conservas especiais, caixas, patchworks, miniaturas de símbolos da cidade, esculturas, restaurantes, receitas de bisavós, plantas medicinais e aromáticas não-convencionais, sabonetes quase comestíveis, roteiros de turismo receptivo para turistas, adegas com bebidas sob encomenda e muito mais.

A iniciativa foi considerada para grande parte dos participantes como uma experiência a mais no setor de produtos criativos. Muitos deles fecharam o dia com novos negócios em andamento.