Revista sobre Patrimônio de Jundiaí vai ser lançada em maio

Com 19 artigos de pesquisadores sobre o Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí, a “Revista Digital Cidade, Patrimônio & Memória” vai ser lançada na quarta-feira (4), às 19h30, no auditório da Universidade Paulista (Unip) de Jundiaí. O projeto iniciou após discussão durante o 3º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial, em agosto de 2015, no Complexo Fepasa.

Estudantes, arquitetos, historiadores, juristas e docentes vão presentear Jundiaí com um robusto material que contém diversas visões acerca do assunto Patrimônio Histórico e Cultural. “Vimos a importância de fazer o diálogo entre comunidade, academia e poder público durante o simpósio, e a profundidade obtida naquele espaço não poderia ser perdida”, avalia o Diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, Donizetti Aparecido Pinto.

Professores da Unip, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) e da Universidade de São Paulo (Usp) deram sua contribuição no primeiro registro de um diálogo iniciado em 2014. “Quando o prefeito Pedro Bigardi colocou em prática a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, procuramos dar andamento na política de governo que visa ao diálogo num modelo participativo”, finaliza Donizetti.

Revista foi pensada durante 3º Simpósio do Patrimônio em 2015

O Secretário de Cultura, o historiador Jean Camoleze, comemorou o feito. “A historicidade de Jundiaí vai ser analisada, o perfil arquitetônico da cidade também, o valor da história na vida humana, as micro histórias que envolvem as personagens do dia a dia, a importância do direito à acessibilidade em imóveis tombados, tudo isso vai colocar Jundiaí em uma posição de destaque no cenário nacional”, observa.

O evento é aberto ao público e vai contar com palestra dos autores. A Unip fica na Avenida Armando Giassetti, 577, vila Hortolândia.