Cultura inicia novo programa ‘Feira Entorta’ neste domingo (10)

Como parte da proposta da Secretaria de Cultura de suscitar pontos de vivência cultural por toda a cidade, um novo programa surge para abrilhantar o segundo domingo de cada mês. A “Feira Entorta” vai reunir coletivos artísticos de toda região, atividades artesanais, exposições e gastronomia alternativa, na possibilidade de ocupação pública do espaço Praça “Erazê Martinho”, na Ponte Torta, construção histórica recém-revitalizada pela Prefeitura de Jundiaí na Vila Arens.

Nesta primeira edição, no domingo (10), a partir das 16h, a novidade que se instala no projeto piloto é o 61º Sarau dos Arteiros, do Ateliê Casarão, que leva para o público muita música, poesia, dança, artes visuais, palhaços, teatro, circo, performances, improviso, contação de histórias e as mais diversas formas de expressão artística. Também a intervenção da percussão do “Bloco do Loki” comemora com fortes batidas a nova iniciativa.

Praça "Erezê Martinho" será ocupada pelo público da "Feira Entorta"

Praça “Erezê Martinho” será ocupada pelo público da “Feira Entorta”

A ocupação do espaço, antes apenas utilizado para apreciação do monumento “Ponte Torta”, visa permitir a troca de relações entre indivíduos e o ambiente. Desde a entrega de sua revitalização, no aniversário da cidade em dezembro, a Ponte Torta tem se tornado uma referência para a comunidade. Movimentos espontâneos como o evento mensal “Ocupa Ponte Torta”, feito de dezembro a março, e o já tradicional Bloco da Ponte Torta, em fevereiro, são algumas das iniciativas dos próprios moradores.

“A Cultura tem poder transformador e, com isso, cria um espaço de artes integradas na Praça da Ponte Torta, o qual vai possibilitar a interação e convivência, tornando a localidade um exemplo de diversidade e relações sociais em Jundiaí”, exprime o secretário de Cultura, Jean Camoleze.

Para a diretora de Cultura, Nathália Pinheiro, a nova iniciativa acrescenta positivamente no plano de ações culturais. “A Feira Entorta será um projeto de grande importância, pois vai fomentar diversas linguagens artísticas, com o trabalho dos Coletivos de Cultura”, salienta.

Programação inicia às 16h e segue até às 20h

Ao ampliar a visão sobre a Cultura jundiaiense, o responsável pela organização e produção do evento, Thiago Moreira, da “Articula Produções”, conta que o ambiente vai alimentar atividades artísticas alternativas. “Nossa intenção é agraciar os manifestos culturais, que, muitas vezes, não cabem nos programas convencionais da cidade”, explica.

Mais
Com quatro horas de duração em suas edições, a “Feira Entorta” pretende perpetuar sua temporada em 9 meses – de abril a dezembro – com realizações abertas e segmentadas. A próxima data prevista será em 8 de maio, dia comemorativo às mães, que terá programação inteiramente voltada para o grupo de mulheres.

Outras datas programadas, são: 12 de junho (dia dos namorados); 10 de julho; 14 de agosto (dia dos pais); 11 de setembro; 9 de outubro; 13 de novembro e 11 de dezembro.