A saída da 13ª Romaria de Trator, entre Jundiaí e Aparecida do Norte, contou, nesta terça-feira (8), com a presença do secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi. O grupo deve prestigiar a missa na basílica católica na quinta-feira (10) e chegar novamente a Jundiaí no domingo (13).
“Minha presença foi apenas para prestar solidariedade a esse que é um dos muitos grupos de Jundiaí que preservam essa cultura rural e há 13 anos fazem isso ostentando voluntariamente o brasão da cidade em suas camisetas”, afirmou Brunholi na saída do grupo, às 6h.
Formado por um grande trator puxando uma carreta, com os romeiros, e por um carro de apoio, o grupo segue por estradas secundárias que passam por Jarinu, Joanópolis, São Bento do Sapucaí (MG), Pedra do Baú, São Francisco Xavier e outros antes de chegar a Aparecida do Norte.
“Somos sempre citados lá. A cidade de Jundiaí tem muitos desses grupos para diversos destinos, como também ocorre com Bom Jesus dos Perdões e Pirapora do Bom Jesus”, explica Celso Bardi, um dos fundadores da iniciativa.
Para Brunholi, o mundo rural envolve não apenas a produção agrícola mas também os elementos culturais, paisagísticos e também do crescente turismo em Jundiaí. “Isso é uma parte da comunidade a que o prefeito Pedro Bigardi tem sido atento”, afirmou.
Entre os avanços recentes da cidade está o reconhecimento do patrimônio histórico material e também a inclusão do imaterial, como ocorreu a romaria mais antiga (a Pirapora) ao lado do Clube 28 e do bloco Refogado do Sandi.
Prefeitura de Jundiaí