Prefeito participa da entrega subsídios a agricultores

O prefeito Pedro Bigardi participou, na manhã deste sábado (19), no salão comunitário da igreja do Bairro da Toca, em Jundiaí, da segunda edição da assinatura de compromisso para a subvenção municipal do seguro agrícola.

A Prefeitura Municipal atendeu 136 pedidos de produtores de uva, ameixa, caqui, goiaba, nectarina, pêssego e tangerina, que aderiram ao programa da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. Este ano foram liberados R$ 285.942,18.

Cada agricultor preencheu requerimento e termo de compromisso e, além dos subsídios federal ou estadual, recebe até 50% do valor do custo do seguro municipal ao produtor ao apresentar os documentos exigidos. Durante o evento, todos levaram a documentação e informaram dados bancários para o depósito, que acontece nos próximos dias.

Prefeito Pedro Bigardi assina documento que garante subsídios a agricultores de Jundiaí

Pedro Bigardi destaca a importância da agricultura para a história de Jundiaí e ressalta como essencial a criação do Programa de Subvenção do Seguro Agrícola. “Era uma luta muito antiga de todos os agricultores e fico muito feliz em poder ter ajudado por meio da criação deste programa. Hoje, Jundiaí é reconhecida como referência em trabalho, dedicação e apoio à nossa zona agrícola. Poucos municípios oferecem um benefício como este”, lembra.

O prefeito comenta ainda que como jundiaiense se sente orgulhoso de a cidade ter desenvolvimento urbano e econômico, preservação ambiental e valorização do produtor agrícola e promete lutar junto ao governo para que a subvenção federal, apontada como o principal tributo recebido pelo agricultor brasileiro, seja liberada dentro do prazo estipulado. “Isso é importantíssimo para que a classe possa crescer”, destaca.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, observa que o Programa Municipal de Subsídio Agrícola é uma forma de quebrar as barreiras e estreitar as relações entre a categoria e o poder público. “Mais que a importância financeira, não há mais aquele paradigma que distanciava os agricultores da Prefeitura. Por outro lado, com essa medida, o prefeito Pedro Bigardi reconhece a necessidade de apoiar a agricultura como meio de preservação da área rural e também como suporte para a qualidade de vida urbana”, afirma Brunholi.

O produtor de uva Adalberto José de Oliveira diz que a administração do prefeito Pedro Bigardi entendeu a angústia vivida pelos agricultores e que para a categoria o subsídio municipal é um incentivo para que lavoura atraía novos produtores e que os que já trabalham no segmento tenham seus interesses fortalecidos.

“Toda a ajuda que recebemos é muito bem-vinda e hoje comemoramos um programa que nunca existiu em Jundiaí. Só tenho que agradecer ao prefeito Pedro Bigardi e o secretário Marcos Brunholi por darem valor ao nosso trabalho em tempos tão difíceis”, comenta.

Secretário Marcos Brunholi, prefeito Pedro Bigardi, com Joaquim Galvão e Alex Tomasetto

Joaquim Ângelo Galvão, 70 anos dedicados à produção de uva e mexerica, e Anderson Alex, da quarta geração de agricultores da família Tomasetto, também elogiam a criação do subsídio municipal. Eles fizeram a assinatura simbólica dos cheques na manhã deste sábado.

“Foi uma ótima iniciativa para todos nós. A categoria estava um pouco desanimada, mas agora temos forças para crescer”, diz Galvão. “É um grande incentivo para continuarmos a trabalhar com a terra, o que acontece com nossa família desde a chegada do meu tataravô há 124 anos”, acrescenta Alex.

Um almoço oferecido pela Associação Agrícola de Jundiaí e embalado por músicas sertanejas de raiz cantadas por Karla Montovani deu continuidade ao dia de festa. O secretário de Esportes, Cristiano Lopes, o de Transportes, Wilson Folgozi de Brito, o de Negócios Jurídicos, Edson Aparecido da Rocha e a secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho, além do diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão do Município, Marcelo Felício Lo Monaco, participaram da solenidade.