Trabalho conjunto garante segurança na Festa da Uva

Representantes das forças de segurança que atuam em Jundiaí e de secretarias da Prefeitura Municipal envolvidas na organização da 33ª edição da Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos acertaram, na manhã desta quinta-feira (7), a estratégia de ação que será colocada em prática nos dias do mais tradicional evento do calendário da cidade.

Encontro no 11º Bataçhão traça planos de ação no decorrer dos dias da festa

Encontro no 11º Batalhão traça planos de ação no decorrer dos dias da festa

O encontro foi na sede do 11° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), no Anhangabaú. Lideranças da PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil acordaram pelo trabalho integrado para que a segurança da Festa alcance o mesmo sucesso desde que a administração do prefeito Pedro Bigardi implantou a proposta de transformar o evento em uma tradicional atração familiar.

“Hoje, a Festa da Uva é da família e a cada ano aumenta o interesse e participação da população”, diz o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, que esteve presente ao encontro.

Brunholi lembra que o evento é o segundo maior do País no gênero, tanto em comercialização de frutas quanto de visitas. “Em 2013, 73 mil pessoas passaram pela Festa. No ano seguinte, o número saltou para 120 mil e, no ano passado, foram 153 mil visitantes”, destaca o secretário, que garante uma série de atrações para edição de 2016.

A Festa da Uva e Expo Vinhos está marcada para o período entre 14 e 31 de janeiro, sempre de sexta-feira a domingo, no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva. A entrada e gratuita e a expectativa é que a participação do público seja superior a de 2015.

A Guarda Municipal, com a responsabilidade da segurança interna, terá apoio da Polícia Militar e Civil. Na área externa do recinto, policiais militares farão rondas ostensivas para evitar qualquer tipo de incidente. Bombeiros e brigadistas também ficarão de plantão no evento. Ambulatório médico e equipes Samu estarão de prontidão para pronto-atendimento.

Equipes da Divisão de Trânsito estarão nos arredores do Parque da Uva para orientar os motoristas. Conselho Tutelar e fiscais do comércio também estarão em ação.

Segundo o coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires, a Festa da Uva é um evento que não registrou ocorrências expressivas nos últimos três anos.

“Graças ao trabalho conjunto de todos os envolvidos, a Festa é segura e isso faz com que atraía cada vez mais famílias e turistas. Estaremos prontos para receber a todos e oferecer horas de diversão dentro de um clima de muita tranquilidade”, comenta.