‘Solar do Barão’ prepara novas exposições

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão estará fechado neste sábado (9) para troca de exposições. O novo acervo expositivo vai proporcionar uma série de novidades para os meses de janeiro e fevereiro.

Artista belgo leva comicidade a trabalhos fotográficos

Uma das mostras traz o trabalho do artista belga Luc Descheemaeker, mais conhecido pelo pseudônimo O-Sekoer, com uma seleção de fotocartuns, que, retrospectivamente, foram produzidos de maneira analógica, sem o uso de intervenções digitais. O acervo já esteve nos Salões de Humor de Piracicaba, Teresina e Limeira.

Cada imagem conta uma piada ou remete a algo do universo cômico, junto a uma boa dose de crítica social. Segundo o artista, as obras oferecem reflexão individual. “Meu trabalho tende a ser direto, o público se descobre participando das tramas como se estivesse diante de um espelho”, afirma.

O-Seoker já conquistou aproximadamente 190 prêmios em concursos gráficos ao redor do mundo. É professor de arte e cultura no Instituto de Saint – Joseph em Torhout, na Bélgica, e produz diversos cartoons e fotografias cômicas.

Outra exposição é a “Low Bikers – São Camilo”, que leva, por meio da parceria com a Diretoria de Ação Comunitária, para as salas do Solar, bicicletas customizadas, características do movimento hip–hop. O aparato expositivo foi cedido por diversos admiradores e colecionadores do bairro São Camilo.

A abertura das exposições ainda não tem data definida. No entanto, o Museu conta com seu acervo fixo de peças e mobílias da antiga família do Barão de Jundiaí, Antônio de Queiroz Teles, incluindo objetos que Dom Pedro II utilizou em sua visita a Jundiaí, no início do século XIX.

Bicicletas customizadas também serão expostas