Festa da Uva e Expo Vinhos também deixa aula de solidariedade

Como ocorre desde a retomada do formato comunitário em 2013, diversas entidades assistenciais da cidade foram beneficiadas pela 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos com a doação de frutas e hortaliças usadas na decoração do Parque Comendador Antônio Carbonari durante o primeiro fim de semana. Nessa primeira rodada, foram beneficiadas entidades como o Lar do Idoso, a Cidade Vicentina e o Centro Educacional João de Deus.

O trabalho é feito nas três segundas-feiras do evento e envolve uma cooperação interna na Prefeitura entre a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e o Fundo Social de Solidariedade.

Os trabalhos desta segunda-feira (18) foram acompanhados pelos diretores Edilson Chrispim e Gilberto Bardi Filho.

A equipe recolhendo os produtos para a primeira rodada de entrega a entidades

“Essa decoração viva, renovada a cada semana, garante o contato direto com o campo que está sendo descoberto pelos visitantes, ao lado de carroças e tratores que já carregam histórias de famílias”, explicaram.

No carregamento doado para as entidades havia limões, batatas doces, mangas, ameixas, pepinos, chuchus, abóboras, pêssegos, goiabas, carambolas, melões, abacaxis, bananas verdes, berinjelas, repolhos, abacates e outros produtos, sempre em pequenas quantidades de cada.

“A festa depende de um espírito comunitário, que precisa ser repassado e incentivado para as novas gerações, pois é o que move desde as cozinhas dos estandes das festas de bairros até os espaços de cada bairro rural”, observa Nivaldo Benassi, integrante da Associação Agrícola.

O valor desse lado mais fraterno do evento é um dos motivos que encantam os visitantes da festa (que superaram 52 mil pessoas apenas no primeiro de seus três fins de semana) e que também motivou, ao lado das questões ambientais, o anúncio de novas formas de apoio e proteção da zona rural pelo prefeito Pedro Bigardi.

As entidades beneficiadas inicialmente ficam em diversos pontos da cidade, como o Parque do Colégio (Cidade Vicentina), o Fazenda Grande (Lar do Idoso) e o Jardim Esplanada (Centro João de Deus). Também foi destinada uma caixa para o Carmelo São José.