Festa da Uva 2016: corte é eleita no Polytheama

Responsável por representar e divulgar a 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos, a Corte da Uva 2016 foi eleita na noite desse domingo (6), no Teatro Polytheama. O concurso, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio das secretarias de Cultura e Agricultura, Abastecimento e Turismo, elegeu a Rainha, Patricia Danielli de Souza Pereira; a 1ª Princesa, Gabriela Framba Vidotti; a 2ª Princesa, Raquel Cristina Carneiro; e as vinhateiras, Aglaupe Lumena Galdino, Monique Gonçalves da Costa, Raquel Kelly Nunes dos Santos e Yasmin Mayara do Nascimento.

Concorreram à Corte 14 candidatas pré-selecionadas de um total de 34 inscritas. A seleção ficou a cargo dos jurados que avaliaram beleza, elegância, simpatia e traje de gala. As vencedoras receberam prêmios em dinheiro de R$ 5 mil (Rainha), R$ 3,5 mil (1ª Princesa), R$ 2,5 mil (2ª Princesa) e R$ 1 mil (vinhateiras).

Corte vai representar e divulgar a 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos

O prefeito Pedro Bigardi e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, prestigiaram o evento, que faz parte das comemorações dos 360 anos de Jundiaí. “A escolha da nova Corte é um momento importante para a cidade, ela representa e divulga a Festa da Uva, que começa em janeiro e vai ser a maior da história de Jundiaí, pelo crescimento que vem registrando. Neste ano foram mais de 150 mil pessoas participando da festa, que a cada edição ganha mais força, vitalidade, beleza e cultura”, salientou o prefeito.

Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, a Corte representa a cidade e seus valores através da Festa da Uva, que retomou suas tradições no Governo Pedro Bigardi. “A Festa da Uva é um grande investimento deste governo na valorização da cultura da uva, dos agricultores, do público e dos artistas da cidade.”

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, destacou o novo conceito da Festa da Uva adotado nesta administração. “Não é apenas uma festividade, envolve a história e a cultura da cidade. A Prefeitura mudou todo o conceito da festa, que agora é voltada à família, valoriza os agricultores, os artesãos e os artistas da cidade, e esta é a grande diferença.”

Prefeito e primeira-dama com a rainha e princesas eleitas

Emoção
Antes de passar a coroa à sua sucessora, a Rainha de 2015, Grayce Kelly Baptista Guerini, fez um discurso emocionado. “É um grande orgulho representar Jundiaí na festa mais importante da cidade, que conquistou o sucesso merecido nos últimos anos.”

A coroa de Rainha da Uva 2016 ficou com a estudante de Rádio e TV, Patrícia Danielli de Souza Pereira, de 21 anos. “É uma alegria muito grande representar Jundiaí na Festa da Uva, é um sonho que tenho desde criança, quando ia à festa e via a rainha”, disse ela, que já havia participado do concurso em 2013.

A faixa de 1ª princesa ficou com a estagiária Gabriela Framba Vidotti, 21 anos. “Fui vinhateira em 2014 o que me deixou com mais vontade de participar do concurso. Fazer parte da Corte é uma honra e um orgulho”, afirmou.

A vendedora Raquel Cristina Carneiro, 18 anos, foi eleita 2ª Princesa. “Estar na Corte é uma oportunidadede conhecer a cultura e as tradições da cidade.”

Prestigiaram o evento o vereador Marcelo Gastaldo, o diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco, e o diretor da Associação Agrícola de Jundiaí, Renê Tomazetto.

Festa
A 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos vai ser realizada nos finais de semana de 14 a 31 de janeiro, no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva, com entrada gratuita. O maior evento cultural e histórico da cidade retornou às origens no Governo Pedro Bigardi com a participação efetiva dos agricultores, shows regionais e entrada gratuita. Neste ano, a festa atraiu mais de 150 mil visitantes.