Mapa da Rota da Uva reforça projeto de rotas turísticas

Marcos Brunholi entregou o material aos integrantes da Rota da Uva

Com um resultado de muita beleza e informação, o primeiro mapa do projeto de rotas turísticas de Jundiaí teve sua entrega oficial nessa quinta-feira (19) aos empreendimentos que se organizaram na Rota da Uva. De acordo com profissionais do setor, o material tem padrão internacional e vai orientar agora o portal eletrônico do roteiro, que é o primeiro de cinco previstos para a cidade.

São 12 adegas, 15 restaurantes e 8 lojas especiais com informações no verso do mapa, que apresenta de maneira clara os acessos para quem chega da área urbana ou de outras cidades para a região do Caxambu, Toca, Roseira e Colônia.

O trabalho da Prefeitura de Jundiaí, realizado de forma participativa com a comunidade, envolveu a cooperação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo com a Secretaria de Comunicação Social. O projeto de rotas turísticas conta ainda com a Rota da Terra Nova, em implementação, e outras três rotas (Eco Japi, Centro Histórico e Cultura Italiana) em estudo.

“O turismo, especialmente rural, é uma área em que temos tido crescimento na cidade e isso é muito importante não apenas para a economia como um todo mas também para a conservação da zona rural com seus benefícios ambientais e sua cultura”, destaca o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

Leitura direta
Organizado com ícones detalhados para sítios, bares, restaurantes, adegas, lojas e espaços comunitários dos bairros, o roteiro turístico da Rota da Uva envolve os restaurantes A Taverna, Bar do Celso, Bar do Mingo Fontebasso, Bistecão, Don Martê, Estação Fazenda, Família Brunholi Restaurante, O Italianão Bar e Restaurante, Piatti Belli, Recanto Marquezin, Restaurante Beraldo di Cale, Restaurante Carpas, Restaurante Spiandorello, Sítio São Lázaro e Restaurante Vendinha do Alto.

No setor de adegas estão a Beraldo di Cale, a Brunholi, a do Português, a Fontebasso, a Juca Galvão, a Marquesin, a Martins, a Maziero, a Mingotti, a Negrini, a Sibinel e a Vendramin.

E no setor de lojas especiais estão a Barraca Roseira (Frutas), a Bier Nards (Microcervejaria), a Casa Cereser (Loja de Fábrica), a Casa da Fazenda (Selaria), o Espaço Valsanglau (Cachaçaria e Chocolates), o Por Falar em Uva (Frutas de Época), o Sítio do Maneco (Frutas e Linguiça) e o Açougue Vera Cruz (Carnes).

Incubação
Funcionando quase como uma incubadora, o programa de rotas turísticas da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo apoia a articulação de iniciativas, orienta a formação de associações comunitárias, organiza a capacitação em torno de temas relacionados (como ocorreu com a Secretaria de Cultura no setor de memória da comunidade nas oficinas em parceria com o Museu Histórico e Cultural).

Além do apoio técnico para o mapa, o trabalho também está sendo feito para o portal eletrônico reservado para o roteiro e sendo construído.

Os materiais de apoio do projeto de rotas turísticas também fazem conexão com o portal de Turismo de Jundiaí e com os serviços do Centro de Informações Turísticas (em frente ao Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva) com o telefone (11) 4521-9644.

O material tem padrão internacional e vai orientar agora o portal eletrônico do roteiro