Cavalgada do Circuito das Frutas vai ser neste sábado (14/11)

Uma grande tropa estimada em 350 cavalos está prevista para trilhar estradas rurais de Atibaia, Jarinu, Itatiba e Jundiaí, neste sábado (14), na 7ª Cavalgada do Circuito das Frutas. O objetivo do evento é promover o turismo rural, local e estadual, além de destacar as frutas da região, os agricultores familiares, os atrativos turísticos, resgatar a cultura e a história dos tropeiros e estimular os negócios do cavalo e da cadeia turística da região.

O grupo vai chegar a Jundiaí no fim da tarde, para uma confraternização no salão da Igreja da Roseira. Mas a jornada começa cedo, com concentração das 7h às 9h no Haras San Marino, no bairro da Ponte Alta (Atibaia). Depois, o percurso segue por plantações, sítios e fazendas, incluindo Jarinu, até o almoço na Igreja do Morro Azul (Itatiba).

Evento valoriza o patrimônio da paisagem rural e a história do tropeirismo

Alterado a cada ano, o roteiro envolve quatro das dez cidades que formam o Circuito das Frutas (as outras são Louveira, Morungaba, Itupeva, Vinhedo, Valinhos e Indaiatuba). Em Jundiaí, a participação é da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

O evento tem apoio de segurança pública, caminhão-pipa para abastecer os cavalos, uma ambulância de reserva e presença de médicos veterinários para emergências.

Além da Prefeitura de Jundiaí, o evento conta com apoio da Associação do Circuito das Frutas e de todas as cidades que formam o Consórcio do Circuito das Frutas, com expectativa da presença do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

O evento coincide com o fortalecimento do setor de turismo em Jundiaí pelo prefeito Pedro Bigardi, assim como em outras cidades do circuito.