Jundiaí discute crescimento do turismo de curta distância

Em reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), nesta quarta-feira (16), os representantes do setor com tendência para os 10% de empregos da cidade a curto prazo apontaram o fortalecimento da identidade comunitária de Jundiaí como um dos maiores trunfos dos projetos em desenvolvimento do setor para a atração do turismo de curta distância.

Um dos elementos dessa estratégia, obviamente, é a uva como símbolo da fruticultura – especialmente a Niagara Rosada, mutação da variedade branca que surgiu em Jundiaí no ano de 1933.

Reunião foi bastante representativa de setores

Com um crescimento de visitas de 70 mil no primeiro ano da retomada do formato familiar e local, em 2013, para 153 mil na edição mais recente deste ano, os detalhes sobre a Festa da Uva foi um dos pontos altos do encontro. O evento será de 14 a 31 de janeiro de 2016.

O tema da uva e do vinho também foi citado pela presença de representantes da cidade nesta quinta-feira (17) no workshop “Turismo Rural, Indicação Geográfica, Gastronomia e Sustentabilidade” promovido pelo Instituto de Economia Agrícola na capital paulista.

Rotas
A reunião também promoveu um balanço das chamadas oficinas de memória, que tiveram uma inédita parceria dos setores de turismo e Cultura da Prefeitura de Jundiaí voltada para as duas primeiras rotas turísticas em implantação no município. Nesta terça-feira (22), tanto a Rota da Terra Nova promove novo encontro a partir das 9h30 quanto a Rota da Uva promove sua reunião da área da Roseira, Caxambu, Toca e Colônia, às 19h.

Ambas já possuem seus primeiros perfis em redes sociais e estão com seus portais de internet e mapas em fase de finalização pela Prefeitura, com apoio da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e da secretaria de Comunicação Social. Mas a autonomia da Rota da Uva ou da Rota da Terra Nova é visada por uma palestra sobre uso de redes sociais como ferramentas marcada para a terça-feira (29), a partir das 15h no auditório do Paço.

Feiras
O encontro tratou também de eventos como a Feira da Amizade 2015, a partir da sexta-feira (25) no Parque da Uva.

Temas abrangem de valorização ambiental e cultural a oportunidades econômicas

Sobre o início da Feira de Orgânicos aos sábados, no Jardim Botânico, foi chamada a atenção para a sinergia entre as instituições que pode até gerar futuramente um novo jardim (ao lado das plantas aromáticas e das plantas medicinais) voltado para as chamadas plantas úteis não conhecidas.

Também foi divulgado o início do evento Revelando São Paulo neste sábado (19), em Valinhos, que pela primeira vez deixa a capital e busca a região do Circuito das Frutas com manifestações populares de diversas regiões paulistas.

O consórcio, que inclui Jundiaí, aprovou também os preparativos para os roteiros cicloturísticos a médio prazo.

O Conselho Municipal de Turismo também abordou as iniciativas paralelas, como a feira Do Mato ao Prato, que será de quinta-feira (24) a sábado (26) na Escola Técnica Benedito Storani. Entre os muitos temas, questões como substituição de corantes artificiais por corantes naturais.

O encontro também chamou a atenção para a realização do 2º Fórum do Plano Diretor Participativo. Os técnicos de turismo da Prefeitura de Jundiaí também vão estar presentes no encontro nacional da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV).

Participantes
Além da presidente do Conselho Municipal de Turismo, Marizilda Folster, e das técnicas da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a diretora Marcela Moro e a técnica Edileine Leone, estiveram na reunião, assim como conselheiros e ouvintes: Vera Camargo (Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista), Isabel Geraldo (Secretaria de Esportes e Lazer), José Luiz Rizzato (Rizzatour), Verônica Pavan (Clamar), Ana Lívia Reis (Senac), Edgar Borges Junior e Shari Almeida (Museu Histórico e Cultural de Jundiaí), Carlos Alberto Oliveira (Feijão com Picanha), Renê Tomasetto (Associação Agrícola de Jundiaí), Isabel Harder (Viveiro Terra Nova), Neusa Sutti (Sindicato Rural de Jundiaí) e Denis Fernandes (Tribbo), Orlinda Silva (Celmi).