Jundiaí atrai empreendedores turísticos de todo o País

Uma palestra para produtores rurais de Goiás, na quarta-feira (28), está sendo organizada pela secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, em solicitação do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). O tema abordado vai ser o trabalho para agregar valor ao patrimônio do campo. Palestra está marcada para as 9h30, no auditório do Paço Municipal

“Vemos esse interesse como resultado do trabalho desenvolvido nestes últimos anos e que está tendo um reconhecimento, inclusive nacional”, afirma o secretário, Marcos Brunholi.

Grupo gaúcho esteve em Jundiaí em setembro, na Fazenda Ribeirão

Em setembro, um grupo de empreendedores de turismo de Arroio do Meio, do Rio Grande do Sul, esteve na Fazenda Ribeirão, no território da Serra do Japi, e em outros pontos do Circuito das Frutas, em um intercâmbio também apoiado pelo Programa Empreendedor, do Sebrae.

Para a diretora de Turismo, Marcela Moro, o interesse de outras regiões pelo trabalho de Jundiaí cresce naturalmente com os avanços dos segmentos do “trade” e do trabalho conjunto entre as políticas públicas e as iniciativas privadas e comunitárias. Em outubro, ela foi uma das palestrantes convidadas do 17º Congresso de Tecnologia do Centro Paula Souza, com 218 escolas técnicas e 65 faculdades de tecnologia em todo o Estado.

A linha adotada pelo Sebrae nesse tipo de visitação é chamada de “benchmarking” que, tecnicamente, é oprocesso de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.

No outro caso recente, por exemplo, os visitantes que estiveram na cidade afirmaram desenvolver na região gaúcha, próxima de Lajeado, um novo roteiro turístico chamado Caminhos da Forqueta. E se deliciaram na Fazenda Ribeirão com os causos, como a filmagem no local de “Casinha Pequenina”, de Mazzaropi, ou passeios em trilhas.