Festa da Uva 2016 terá novidades e inovações

O maior evento turístico e cultural da cidade, a Festa da Uva de Jundiaí está preparando um bom número de novidades para sua 33ª edição, que ocorre entre 14 e 31 de janeiro de 2016. Em sua nova fase de retomada de formato comunitário (que saltou de 71 mil visitantes em 2013 para 153 mil visitantes em 2015), a festa tem entre as características a valorização da cultura local, tanto nos artistas como na gastronomia trazida pelas festas tradicionais de bairros.

Em preparação desde junho, a organização da festa teve nesta quarta-feira (14) um encontro com parte do segmento que forma o “coração” do evento, que são os agricultores. Os representantes das barracas de venda de uva dos bairros de Toca, Caxambu, Roseira, Traviú, Bom Jardim, Vera Cruz e Poste, e ainda Corrupira ou Engordadouro a confirmar, trataram da logística de abastecimento das frutas em detalhes, como horários de abertura de portões, credenciamento de veículos de carga e regras gerais.

Reuniões preparatórias ocorrem com os diversos segmentos envolvidos na festa

“A festa celebra não apenas nossa história rural, mas também o fato de Jundiaí ser conhecida nacionalmente como Terra da Uva por ser o lugar do mundo onde surgiu a variedade Niagara Rosada”, explica o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

Novidades
A organização prepara diversas inovações para a próxima edição em janeiro de 2016. Algumas devem ter maior impacto e serão detalhadas antes do evento.

Serão mantidas a alameda das adegas, a exposição de frutas, os passeios turísticos, a programação de grandes artistas locais, o artesanato do Jundiaí Feito à Mão, as barracas de gastronomia dos bairros e outros. As barracas do Empório Jundiaí, setor voltado a produtos da cidade, passam agora a privilegiar moradores das rotas turísticas (com duas em implementação, Rota da Uva e Rota da Terra Nova, de cinco previstas na cidade).

Atrações valorizam a cultura local e atraem milhares de visitantes

“Teremos outras ações também durante a festa, que estão sendo definidas”, afirma a diretora Marcela Moro. Os setores do trade turístico ou do setor agrícola envolvidos com o evento podem também fazer contato pelos telefones 4589-8580 ou 4589-8581.

Histórico
Surgida em 1934 ainda na região central e responsável pelo surgimento do Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari em 1953, a festa acabou descaracterizada e quase acabou antes de retomar em seu formato comunitário em 2013. Preparada pela Prefeitura de Jundiaí, com a cooperação da Associação Agrícola e outras entidades do setor, é parte das políticas de turismo e de desenvolvimento rural e ambiental.