Turismo tem encontro de especialistas em Jundiaí

Jundiaí vai sediar de 20 a 22 de agosto o 5º Encontro de Turismo do Circuito das Frutas (Encotur), voltado para professores e coordenadores de cursos técnicos do Centro Paula Souza. Os preparativos finais motivaram uma reunião nesta sexta-feira (7) entre o secretário Marcos Brunholi, da Agricultura, Abastecimento e Turismo, e o diretor da Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Eduardo Alvarez.

“É uma honra receber esse evento em nossa cidade. Isso evidência que o trabalho que vem sendo realizado. Jundiaí já foi citada entre os cinco roteiros de turismo rural pelo Ministério de Agricultura. Para que isso pudesse acontecer, contamos com a ajuda de parceiros e empreendedores. Caminhando juntos nos fortalecemos ainda mais como referência”, pondera Brunholi.

Secretário é convidado para fazer a abertura do 5º Encontur

A escolha de Jundiaí ocorreu pelo fato de a cidade ser um polo de referência em fruticultura no Estado e também parte do Circuito Turístico das Frutas desde 2000, a partir da associação de pequenos produtores rurais que buscavam na fruticultura uma alternativa para gerar renda por meio de um polo turístico especificamente rural.

Na oportunidade, o diretor Eduardo Alvarez convidou Brunholi para fazer a abertura oficial do evento, além de mencionar que Jundiaí é um modelo para cidades que trabalham com o turismo. “Com todo esse desenvolvimento, outras cidades podem aproveitar essa prática e tomar como exemplo”, disse o diretor.

O evento é a parte presencial da capacitação, realizada há cinco anos, que reúne docentes e integrantes do trade turístico para levar a realidade do mercado, as tendências e as mudanças ao conhecimento de professores e seu uso na aprendizagem técnica.

O público-alvo são os profissionais dos cursos de Turismo Receptivo, Lazer, Cozinha, Agenciamento de Viagens, Hospedagem, Guia de Turismo e Eventos. O Centro Paula Souza administra atualmente 218 escolas técnicas e 65 faculdades de tecnologia em todo o Estado, distribuídos em mais de 300 municípios.

Apoio à categoria 
Em âmbito municipal, o trabalho da Prefeitura de Jundiaí avança atualmente para o estímulo na criação de rotas turísticas, a criação de fundo específico e outras iniciativas. A reunião contou com a participação da coordenadora de Projetos do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, Bruna Fiore e da assessora municipal de Turismo Valéria Oliveira.

Prefeitura de Jundiaí


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais