Terra Nova reforça criação de rotas turísticas de Jundiaí

Com um novo encontro na mobilização de moradores e empreendimentos do turismo rural, o  bairro da Terra Nova avançou nessa terça-feira (4) nos preparativos para o surgimento da segunda rota turística de Jundiaí. Nesse projeto, estimulado pela Prefeitura de Jundiaí com perspectiva de autonomia, regiões do município se organizam para valorizar suas características, sua história e sua identidade comunitária.

Uma das preocupações apontadas pelos moradores é o cuidado com detalhes como o controle da velocidade de veículos. A valorização da memória do bairro também está em pauta, assim como a construção do esboço de um mapa de atrações turísticas e um movimento pró-associação até o próximo encontro, marcado para a quarta-feira (26).

rota-turistica-terra-nova_G-720x397

Participaram do encontro Aparecida Xavier da Silva (Cida Salgados), Fabiane Garcia Soares (Sítio do Vovô), Iara Barreto (Haras Terra Nova e Bookafé), José Rodrigues (Zé do Café), Marcela Pavan (Pavan Boutique do Porco), Margarete Silva (Margarete Bolos), Ricardo Silva (Tour Jundiahy), Rosilene Delgado de Sena (Cantinho do Chocolate) e Veridiana Soligo e Isabel Hader (Viveiro Terra Nova) e Verônica Pavan (Clamar Conservas). O movimento conta ainda com Mauro Gambini (Pesqueiro Gambini), Ana Lívia Reis (Senac Jundiaí) e outros.

Modelo de logo aprovado na Terra Nova e em finalização na Rota da Uva

A mobilização ganha características parecidas com a rota mais avançada em seus preparativos, a Rota da Uva, na região dos bairros Toca, Roseira, Caxambu, Colônia e adjacências. Ambas já possuem perfis experimentais nas redes sociais.

Nova agenda das Rotas Turísticas
Na próxima segunda-feira (10), no Paço Municipal, participantes dessas duas rotas turísticas em andamento contam com uma palestra sobre experiências nacionais e internacionais desse modelo de valorização comunitária com a diretora de turismo da da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e especialista, Marcela Moro.

Na outra segunda-feira (17), no Solar do Barão, começam as oficinas sobre memória preparadas pelos técnicos do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, vinculado à Secretaria de Cultura.

Além da Rota da Uva e da Rota da Terra Nova, o projeto de rotas turísticas da Prefeitura de Jundiaí também prevê a construção coletiva de outras no Traviú, na Serra do Japi e no Centro Histórico.

Prefeitura de Jundiaí

 


Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais