Santa Clara manifesta interesse em rota turística

As primeiras rotas turísticas que estão sendo implementadas em Jundiaí, que são a Rota da Uva e a Rota da Terra Nova, provocaram nesta sexta-feira (28) um encontro da equipe do setor da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo com representantes da Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caaguaçu e Paiol Velho (SAB Santa Clara). Na reunião, solicitada pela entidade, foram abordados temas relativas a uma potencial rota nessa região.

O ponto mais complexo, nesse caso, é o fato de esses bairros rurais estarem dentro da área da Serra do Japi, tombada como monumento natural em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). E, no âmbito municipal, da lei de gestão desse território. Um dos motivos de cuidados extras é a alta densidade de animais silvestres da biodiversidade da serra.
Entre os potenciais elementos para o estudo, a SAB Santa Clara apontou sítios de visitação ou de cultivo, antigas adegas, alambiques e capelas, pontos para estudo de trilhas monitoradas e outros. Um levantamento mais detalhado desse potencial será preparado pela entidade, representada no encontro por Ione Candiotto, Hannah Traldi e José Christino Neto.

A diretora de Turismo, Marcela Moro, e a assessora Edileine Leone mostraram que o projeto das rotas turísticas faz parte das ações da política municipal do setor, implantada pelo secretário Marcos Brunholi e pelo prefeito Pedro Bigardi. “As rotas geralmente organizam circuitos já existentes”, comentaram. Além da Rota da Uva, na região do Caxambu, e da Rota da Terra Nova, os planos incluem as regiões do Traviú e do Centro Histórico.

Todos concordaram que o caso da Serra do Japi é diferenciado e exige o envolvimento de setores ligados ao meio ambiente. Apesar da pressão urbana visível em todos os seus limites (como nas regiões da Ermida, da Malota e da Vila Comercial), a área da Santa Clara é uma das mais visadas por visitantes de bicicleta ou cavalo (vistos como positivos pelos moradores) e jipes ou motos (vistos como negativos) no período de verão, exigindo operações especiais de fiscalização dos órgãos da Prefeitura e do Estado.

Leia mais sobre