Terra Nova inicia debate sobre rota turística

Como em outros bairros da cidade, a região da Terra Nova está sendo avaliada como potencial rota turística. Um encontro realizado nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo mostrou que o bairro rural abriga ainda uma forte identidade cultural e também diversos empreendimentos e potencialidades relacionadas com esse setor da economia, marcado por perspectivas de sustentabilidade.

“Estamos trabalhando muito em Jundiaí para fomentar os polos regionais. Não queremos fomentar apenas produtos, mas todos os setores envolvidos, inclusive o senso de comunidade”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

Encontro reuniu profissionais da Prefeitura e empreendedores do bairro

A Prefeitura de Jundiaí, com a Diretoria de Turismo, já está delineando oficinas técnicas no segundo semestre em parceria com setores como o Museu Histórico, da Secretaria de Cultura. Os primeiros debates sobre essa região apontaram aspectos ambientais e culturais que serão abordados novamente em encontro marcado para o dia 21 de julho, no próprio bairro. As definições acabam sendo feitas de maneira participativa.

Participaram do encontro a diretora de Turismo, Marcela Moro, as técnicas Edileine Leone e Valéria Oliveira, o operador turístico José Luiz Rizzato (Circuito das Frutas), a coordenadora Ana Lívia Reis (Senac Jundiaí) e os empreendedores locais Sandra Pavan (Clamar), Isabel Harder (Viveiro Terra Nova), Romualdo Paes (Bookafé), e Marcela Pavan (Pavan Boutique do Porco).

“Há muitas ideias a serem discutidas. O próprio nome do bairro, que de acordo com o José Luiz Rizzato tem a ver com a ocupação posterior da área em relação à estrada colonial para Pirapora, vai ser tema de aprofundamento”, comentou Marcela Moro.

O trabalho faz parte dos esforços de fortalecimento do turismo urbano e principalmente rural em Jundiaí, que incluem a criação do fundo específico, dos estudos sobre cicloturismo e outras medidas em andamento.

Rotas em estudo
A iniciativa das rotas surgiu dos próprios produtores e agentes do setor. Já há estudos também na região dos bairros do Caxambu, Toca e Roseira para a chamada Rota da Uva e do Vinho.

As demais em estudo são a Rota Eco Rural, na região da Serra do Japi; a Rota das Tradições Italianas, na região do Traviú; e uma outra chamada Rota do Café e da Ferrovia, no Centro.