Jundiaí é escolhida para sediar etapa do ‘Sabor de São Paulo’

Pela primeira vez na história do evento, Jundiaí foi escolhida para abrigar uma das fases eliminatórias de 15 macrorregiões do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, realizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a revista “Prazeres da Mesa”. Com inscrições abertas, o evento vai selecionar dez pratos de uma grande região para classificar quatro deles na terça-feira (30) no Senac Jundiaí.

“Essa novidade é um reconhecimento aos esforços que a Prefeitura e a própria comunidade tem feito para valorizar a cidade como um polo gastronômico”, afirma o secretário de da Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

Pela primeira vez na história do evento,  Jundiaí foi escolhido

A diretora de Turismo, Marcela Moro, lembra que esse evento busca identificar a gastronomia tradicional ou diferenciada que existe no interior paulista e os estabelecimentos interessados devem atentar para a presença de ingredientes ou receitas herdadas de gerações passadas.

No evento estadual, todas as pessoas que criam, produzem e vendem pratos com forte laço cultural com sua região de origem podem se inscrever por sua cidade – quer sejam cozinheiros, comerciantes de rua ou donos de estabelecimentos que servem quitutes típicos. A organização do evento oferecerá transporte e alojamento para os selecionados.

As inscrições para a seleção prevista devem ser feitas entre o domingo (21) e a terça-feira (23) no site do Sabor de São Paulo.

As eliminatórias terão, em todas as cidades, um chef padrinho (que em Jundiaí será Dalton Rangel) e serão organizadas no formato de feiras, nas quais o público poderá degustar os pratos selecionados e votar em seu quitute preferido.

O evento coincide com o período em que Jundiaí promove seu próprio festival gastronômico local, o Sabores de Jundiaí, com brindes ao número de pratos consumidos em seu passaporte especial.

Festa de degustação
O evento da terça-feira (30) no Senac Jundiaí, nessa parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura, vai reunir os dez pratos selecionados para essa etapa e pode ser acompanhado pelos interessados das 17h às 21h com um ingresso a R$ 10 (reservado na própria unidade a partir das 14h desse dia) com direito a degustação de porções de todos os dez finalistas, participando do voto popular.

Já os interessados em participar das palestras, previstas para serem realizadas no mesmo dia da eliminatória pelo chef Dalton, às 15h, também podem se inscrever gratuitamente no Senac Jundiaí.

As etapas eliminatórias culminam em uma grande final no mês de novembro, com os quatro selecionados de cada macrorregião em uma festa prevista pela organização para 50 mil pessoas.

Na edição anterior, prato do Travitália esteve com outro do Feijão com Picanha nas eliminatórias