Prefeitura de Jundiaí discute novas rotas de turismo

Um encontro de pessoas ligadas ao turismo rural marcou nessa quarta-feira (20), em um sítio na região do Caxambu, o debate sobre a identidade cultural e visual da “Rota da Uva e do Vinho”. Esta, inclusive, será uma das primeiras cinco rotas em estudo pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

O tema reuniu, além de proprietários rurais, o operador José Luiz Rizzato, da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas, e a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marizilda Folster. Participaram ainda o diretor do Museus Histórico e Cultura,  Edgar Borges Júnior, o presidente do Circolo Italiano, José Luiz Scarano, e a diretora do Centro de Estudos e Lazer da Melhor Idade (Celmi), Vera Camargo.

Encontro destaca a importância da cultura familiar

Entre representantes dos bairros da região como Caxambu, Toca e Roseira, estiveram o anfitrião Vagner Marquezin, Sandra Elisa Brunholi, Sandra Vendramin, Vera Vendramin Antunes, Vítor Fontebasso e Evandro Marquezin. O Coral Stella Bianca, de música italiana, também esteve representado.

“O perfil dos turistas mudou muito nas últimas décadas e atualmente é buscada uma experiência, vivida junto com os produtos e serviços. E temos isso aqui na história dessas comunidades, que pode potencializar essa identidade”, comentou a diretora de Turismo, Marcela Moro.

Rotas em estudo
A iniciativa surgida dos próprios produtores e agentes do setor estimula o amadurecimento dessa primeira rota de forma participativa. De acordo com os estudos da Prefeitura de Jundiaí, outra dessas rotas bastante adiantada conceitualmente fica região do bairro Terra Nova.

As demais em estudo são a Rota Eco Rural, na região da Serra do Japi; a Rota das Tradições Italianas, na região do Traviú; e uma outra chamada Rota do Café e da Ferrovia, no Centro.

Identidade
Para José Luiz Rizzato, o interesse no aprofundamento do projeto está ligado a visitas realizadas por diversos integrantes do setor, observando as características de pontos semelhantes em estados como Espírito Santo ou Rio Grande do Sul. “Esse conhecimento todo acumulado nas famílias e nos moradores é um tesouro”, afirmou ele.

O encontro apontou esse suporte comunitário como um eixo chamado de “italianidade” e pela mistura com a cultura – chamada de “caipira paulista”. Além da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, pastas como a da Cultura também podem trabalhar de maneira participativa na questão, além de outros setores e instituições.

Os bairros que formam a região do Caxambu, Toca e Roseira – a chamada “Rota da Uva e do Vinho” – contam com adegas, sítios, restaurantes campestres e barracas de frutas, além de um museu e de festas tradicionais. A intenção é que a venda de produtos e a gastronomia sejam complementadas pela valorização da cultura e das características sociais e ambientais em atrações e produtos tradicionais.

Rota considera história da cidade e dos bairros