‘Jundiaí Feito à Mão’ atinge 100 eventos em dois anos

Em reunião promovida nesta terça-feira (7), o programa Jundiaí Feito à Mão realizou um balanço com artesãos cadastrados mostrando que entre as atividades desenvolvidas no último biênio foram atingidos 100 eventos com a participação desses artistas de Jundiaí desde sua criação em 2013.

“Essa iniciativa da diretoria de turismo tem sido muito bem sucedida na valorização desse segmento e isso tem sido reconhecido por diversas outras cidades e instituições”, destaca o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

A reunião foi feita no auditório da Biblioteca Municipal

De acordo com a diretora Marcela Moro, esse retorno tem sido articulado pela diferença clara entre criação artesanal ou trabalho manual e a montagem de caráter industrial, que é excluída do programa. “O mais importante é que Jundiaí mostrou possuir um segmento importante nesse ramo, com 193 artistas cadastrados”, comentou.

Os eventos citados incluem desde grandes festas até acontecimentos cotidianos como varejões noturnos, feiras e outros.

O foco da reunião, promovida no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e contando com Valéria Silveira de Oliveira e Edileine Mazzolli Leone na equipe, voltou-se para a consolidação do regulamento do programa entre os participantes.

Os objetivos centrais, destacados nas falas, é a reunião do setor por adesão voluntária e a viabilização de espaços para os produtores artesanais. Nesse sentido voltou-se o estímulo para pontos comuns como padrão de barracas, uniformes, extintores e horários nas atividades coletivas.

Entre os participantes, diversos artesãos lembraram da visibilidade trazida pelo programa e até mesmo de oportunidades como a compra de produtos por turistas estrangeiros e de outros estados. Mas o conceito mais presente, ao lado da união de objetivos, foi mesmo a importância da criatividade.

Para o público externo fica a oportunidade de conhecer melhor o programa, nos múltiplos eventos em que estiverem presentes seus integrantes ou diretamente no novo site do Turismo de Jundiaí.

Edileine, Marcela e Valéria: programa valoriza artesanato de Jundiaí