Jundiaí renova setor no Dia Nacional do Artesão

Com uma delegação de sete representantes na 20ª Feira Paulista de Artesanato e Turismo e com novidades no conceito da atividade, o projeto Jundiaí Feito à Mão celebra nesta quinta-feira (19) a passagem do Dia Nacional do Artesão com um novo rumo para essa atividade criativa que é cada vez mais reconhecida mundialmente.

“Tivemos uma renovação nessa atividade que envolve quase duas centenas de criadores em nosso município, tornando-a inclusive uma das atrações de muitos eventos”, comenta Marcos Brunholi, secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Os Fujikawa levam origami: diversidade no projeto Jundiaí Feito à Mão

Uma delegação jundiaiense segue nesta quarta (18) como convidada para a feira paulista, que ocorre desde 1977 e é um dos principais eventos do setor e neste ano ocorre em Barra Bonita, como parte das comemorações dos 132 anos daquela cidade.

Outras novidades envolvem a participação na tradicional feira de comércio e serviços da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a 4ª Offertas, de 26 a 29 de março, no Parque da Uva, e também na Feira dos Países que ocupa o mesmo local de 1º a 10 de maio.

Além desses eventos pontuais, os artesãos do projeto Jundiaí Feito à Mão contam ainda com espaços para seus produtos na Feira da Praça do Fórum, sempre nos 15 primeiros dias de cada mês, na Feira da Unip e também nos Varejões Noturnos do Eloy Chaves e da Vila Arens.

De acordo com a assessora Valéria Silveira de Oliveira, da Diretoria de Turismo, Jundiaí conta atualmente com 193 artesãos cadastrados no Projeto Jundiaí Feito à Mão em apenas dois anos de atuação.

Sem “industrianato”
Os artesãos jundiaienses, representados na delegação, mostram na feira estadual diversos produtos como peças decorativas e utilitárias produzidas com peças de motos e bicicletas, patchwork, bordados, costuras, origamis, bijuterias finas, cartonagem, perfumaria em sabonetes, cremes, odorizantes e muito mais.

“Estou muito satisfeito em podermos levar esse trabalho para outros lugares. Por muito tempo em Jundiaí não havia esse cuidado, era confundido com uma revenda de produtos. Com esse projeto, a Prefeitura passou a olhar para o artesão, melhorando para a gente com a oportunidade de valorizar o artesanato feito no município”, afirma Paulo Bonini, que atua no entrelaçamento de bijuterias finas.

Ele acrescenta que a atividade é boa para ser trabalhada ao mesmo tempo em que proporciona bem estar pelo combate ao estresse.

Além de Bonini, representam o município no evento os artesãos José Eduardo Modesto da Silva, com remoldagem de peças de motos e bicicletas; Luciana Mara Zukas de Santana e Marcelo Paulo de Santana Zukas, com costuras à mão ou máquina de costura simples, bordados e pinturas; Maria Auxiliadora Ferreira Lima, com patchwork, costuras e bordados; Milton Seiti Fujissawa e Yukiko Fujissawa, com origami; Míriam Fernandes, com patchwork e costuras; Vergílio e Virgínia Clemente e Carolina Guion, com cartonagem e perfumaria em sabonetes, cremes e odorizantes.