Preparativos para 3º Festival Sabores de Jundiaí são iniciados

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo retomou nesta quinta-feira (26) os trabalhos voltados para a nova edição do festival gastronômico Sabores de Jundiaí, que começa em julho. Em 2014, o evento movimentou mais de 10 mil pratos e teve um crescimento de 43% em relação à primeira edição. “É uma valorização da gastronomia do município e do turismo relacionado ao segmento”, afirma o secretário Marcos Brunholi.

De acordo com a diretora de Turismo, Marcela Moro, o primeiro encontro discutiu o evento de abertura com os parceiros do Senac Jundiaí. Haverá degustação, inclusive, às vésperas do início do festival. Em março, será realizada a reunião preparatória do evento com os empreendedores do ramo na cidade. Haverá uma mobilização para o convite, mas os interessados já podem entrar em contato pelo telefone 4589-8580.

Festival e passaporte valorizam a gastronomia

“Esse fortalecimento do setor também estimula o fluxo de turistas da região e de outras cidades, projetando essa imagem da boa alimentação. Estamos estudando as novidades dentro do modelo criado para o evento”, afirma Marcela.

Comtur
A retomada será um dos temas abordados também na próxima reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), marcada para 11 de março com representantes dos diversos setores envolvidos com esse ramo de atuação.

Um dos indicadores levantados, ao lado das 153 mil visitas registradas na 32ª Festa da Uva de Jundiaí e de novos projetos hoteleiros em andamento, é o monitoramento de visitas ao portal do turismo de Jundiaí.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), o volume de utilização do portal tem em média 6 mil visitantes mensais. Esses e outros dados do setor serão apresentados também em uma palestra do setor de turismo da Prefeitura, aberta ao público em geral, dia 13 de março (sexta-feira), a partir das 19h, no auditório do Senac Jundiaí.

Identidade
Em 2014, o festival gastronômico Sabores de Jundiaí foi realizado em agosto e setembro com 47 estabelecimentos participantes, mas a grande variedade de pratos teve como característica comum o uso de uma referência de história da cidade para identificá-los no cardápio. A diretriz visou a valorização da identidade turística e cultural da cidade.

O evento cria um circuito gastronômico em que seis carimbos do festival num passaporte garantiram jogos de copos estilizados com símbolos da cidade e alguns especiais para os primeiros 500 participantes a consumirem um total de seis ou 12 pratos durante o festival. Os detalhes finais do formato deste ano estão sendo concluídos.