Oficina da Ponte Torta encanta crianças na Festa da Uva

Blocos gigantes de espuma, que mais lembravam brinquedos para montar, foram destinados às crianças pelo projeto Ponte Torta, neste sábado (31), no espaço da 32ª Festa da Uva de Jundiaí e 3ª Expo Vinhos. A iniciativa é uma determinação do prefeito Pedro Bigardi de recuperar o monumento da década de 1880 e também de aplicar na população o conceito de zeladoria e cuidado pela ponte. A carreta que integra o projeto, já conhecida dos jundiaienses, também encantou a todos.

Interação com a proposta do projeto é o grande diferencial

O objetivo é o resgate da história e das memórias das pessoas e uma noção de cuidado com um dos mais queridos patrimônios da cidade. “É muito interessante para todos nós, que somos moradores da cidade e temos alguma história com a ponte”, comentou Dayane Maretto, que passou pela atração com o filho João Pedro.

Organizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o evento se repete neste domingo (1) das 14h às 19h, ao lado do palco externo. A equipe do Instituto Sarasá, que desenvolve o projeto, ficou surpresa com a receptividade das crianças e adultos. “É uma experiência muito boa levar um projeto dessa forma para as pessoas”, comentou Flávia Sotelo.

Elogios
Muitas pessoas de outras cidades perguntavam sobre a presença da Ponte Torta nos roteiros turísticos de visita. Por conta dos preparativos de conservação, ela ainda não faz parte do circuito, mas a Prefeitura de Jundiaí recebeu diversos elogios sobre as iniciativas ligadas à memória e ao patrimônio.

A intervenção na festa contou com a presença da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, que destacou a cooperação com as secretarias de Agricultura, Abastecimento e Turismo e de Cultura.

Crianças aprendem sobre a história da Ponte Torta: resgate cultural

Na festa, aliás, o tema da Ponte Torta também podia ser encontrado em outros espaços como em algumas barracas de artesãos do programa Jundiaí Feito à Mão e entre os temas escolhidos para a exposição de Pintura com Vinho, do artista Paulo Borges e do estúdio Alfa 2, que neste domingo (1) realizada uma sessão de caricaturas com vinho às 15 horas.