Blocos gigantes de espuma, que mais lembravam brinquedos para montar, foram destinados às crianças pelo projeto Ponte Torta, neste sábado (31), no espaço da 32ª Festa da Uva de Jundiaí e 3ª Expo Vinhos. A iniciativa é uma determinação do prefeito Pedro Bigardi de recuperar o monumento da década de 1880 e também de aplicar na população o conceito de zeladoria e cuidado pela ponte. A carreta que integra o projeto, já conhecida dos jundiaienses, também encantou a todos.
O objetivo é o resgate da história e das memórias das pessoas e uma noção de cuidado com um dos mais queridos patrimônios da cidade. “É muito interessante para todos nós, que somos moradores da cidade e temos alguma história com a ponte”, comentou Dayane Maretto, que passou pela atração com o filho João Pedro.
Organizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o evento se repete neste domingo (1) das 14h às 19h, ao lado do palco externo. A equipe do Instituto Sarasá, que desenvolve o projeto, ficou surpresa com a receptividade das crianças e adultos. “É uma experiência muito boa levar um projeto dessa forma para as pessoas”, comentou Flávia Sotelo.
Elogios
Muitas pessoas de outras cidades perguntavam sobre a presença da Ponte Torta nos roteiros turísticos de visita. Por conta dos preparativos de conservação, ela ainda não faz parte do circuito, mas a Prefeitura de Jundiaí recebeu diversos elogios sobre as iniciativas ligadas à memória e ao patrimônio.
A intervenção na festa contou com a presença da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, que destacou a cooperação com as secretarias de Agricultura, Abastecimento e Turismo e de Cultura.
Na festa, aliás, o tema da Ponte Torta também podia ser encontrado em outros espaços como em algumas barracas de artesãos do programa Jundiaí Feito à Mão e entre os temas escolhidos para a exposição de Pintura com Vinho, do artista Paulo Borges e do estúdio Alfa 2, que neste domingo (1) realizada uma sessão de caricaturas com vinho às 15 horas.
Prefeitura de Jundiaí