Agricultura orgânica vira ‘surpresa’ na Festa da Uva

A existência da Feira de Agricultura Orgânica, uma das iniciativas de Jundiaí divulgadas dentro da 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos, surpreendeu muitos visitantes do evento. Pode ser conferida sempre aos domingos, das 7h às 12h, na esquina das avenidas Nove de Julho e Prefeito Luiz Latorre.

“Esse é exatamente o objetivo de nossa participação em uma barraca na festa, mostrar que temos produtores orgânicos como uma alternativa saudável de alimentação”, comenta o engenheiro agrônomo Felipe Magro, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Feira orgânica divulgada na festa: surpresa para muitos

As hortaliças, frutas e legumes que participam da feira realizada na praça Dr. Ênio Lotierzo (Jardim Morumbi) possuem a certificação obtida pela OCS Jundiaí Orgânicos.

Fazem parte dessa associação os produtores Carlos Duran (Corrupira), Ivan Salies Junior (Castanho), José Roberto de Paula (Roseira), Luiz Alberto Giassetti (Pinheirinho), Marli Ceccatto (Caxambu) e Roberto Mangieri (Itupeva). Os planos são de ampliar esse grupo com a adesão de outros produtores e com novos eventos de estímulo ao setor.

Importância
De acordo com materiais da Coordenação de Agroecologia (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) oferecidos pela barraca instalada na festa, a legislação brasileira reconhece “a importância dos laços de confiança estabelecidos diretamente entre produtores e consumidores no sistema de venda direta, sem a presença de intermediários”.

“Alguns de nós também participam de outras feiras e varejões, mas a Feira de Agricultura Orgânica é um espaço onde os moradores podem encontrar exclusivamente produtos sem uso de agrotóxicos”, explica Jonathan Ceccatto.

A informação tem sido bem recebida por moradores e visitantes na festa. Enquanto isso, a feira continua normalmente e estará aberta também no domingo (8), das 7h às 12h, na esquina das avenidas Nove de Julho e Prefeito Luiz Latorre.