Jundiaí assume executiva do Circuito das Frutas

O prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, assumiu a secretaria executiva do Conselho de Prefeitos do Circuito das Frutas. A escolha ocorreu durante reunião do conselho realizada nesta quinta-feira (15), em Itatiba, quando também foi discutida a implantação de um vigoroso plano de investimentos para fortalecimento desse polo turístico regional.

“Essa tarefa coincide com uma ênfase que temos procurado para o setor de turismo. Antigamente eu ouvia dizer que esse não era um segmento econômico expressivo, mas ele é muito mais que isso. É uma oportunidade da comunidade se valorizar, de mostrar sua história e suas atrações a pessoas de outros lugares e também para os próprios moradores”, afirmou Pedro Bigardi, citando o apoio ao setor rural (como o novo subsídio do seguro agrícola) e os investimentos hoteleiros que estão em andamento na cidade.

Prefeitos do Circuito das Frutas vivem expectativa de nova fase

A presidência do conselho ficou com o prefeito Jaime Cruz (Vinhedo) e a vice-presidência com o prefeito Roberto Zem (Morungaba). A gerência financeira ficou com a Prefeitura de Atibaia. A área do polo turístico tem Jundiaí, Louveira, Jarinu e Itupeva, entre as cidades que integram a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), e também Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba, Itatiba, Morungaba e Atibaia na rota com ênfase no turismo rural.

Novo plano
O fortalecimento do Circuito das Frutas como destino turístico para os visitantes de São Paulo e de outros Estados brasileiros conta com um plano elaborado pelo grupo de trabalho técnico dos municípios envolvidos. De acordo com a prestação de contas da gestão anterior, apresentada pelo prefeito João Fattori (Itatiba), os recursos disponíveis contam com um saldo de R$ 658 mil e mais uma contribuição prevista dos municípios para este ano de R$ 200 mil.

Além de assessoria especializada (como em gestão, contabilidade e comunicação), o plano envolve um selo de qualidade de turismo rural, um fórum técnico, a instalação de totens simbólicos, a continuidade da cavalgada, o retorno da Expo Circuito das Frutas para a capital, a criação de um “passaporte” de atrações, a elaboração de material promocional, a participação em eventos, o uso de banners e material de conscientização de moradores e o treinamento de profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o contato dos visitantes.

O secretário Marcos Brunholi e as diretoras de Turismo, Marcela Moro, e de Agronegócio, Mariana Andretta, representaram a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí no evento. Além dos prefeitos de Jundiaí, Vinhedo, Itatiba e Morungaba, também estiveram presentes os prefeitos: de Louveira, Júnior Finamore; de Jarinu, Vicente Zancan; de Atibaia, Saulo Pedrozo de Souza; de Valinhos, Clayton Machado; e de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira Lopes Cruz.

Bigardi recebe cumprimentos de Fattori, que encerrou mandato

Festa da Uva
Todas as autoridades presentes no encontro, realizado na cidade de Itatiba, foram convidadas pelo prefeito Pedro Bigardi para a abertura da 32ª Festa da Uva de Jundiaí que ocorre na quinta-feira (22) a partir das 19h.A expectativa de público deste ano é de 150 mil visitantes.

De acordo com o secretário Marcos Brunholi, não existe dúvida de que Jundiaí continuará sendo a Terra da Uva. “Esse título não decorre da quantidade de produção local, mas de ter sido o lugar de origem da variedade de uva Niagara Rosada no Brasil”, destacou. Por seu lado, o prefeito Pedro Bigardi acrescentou que a valorização de artistas locais e o formato comunitário da festa fazem parte dos objetivos da cidade para o turismo.