O prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, assumiu a secretaria executiva do Conselho de Prefeitos do Circuito das Frutas. A escolha ocorreu durante reunião do conselho realizada nesta quinta-feira (15), em Itatiba, quando também foi discutida a implantação de um vigoroso plano de investimentos para fortalecimento desse polo turístico regional.
“Essa tarefa coincide com uma ênfase que temos procurado para o setor de turismo. Antigamente eu ouvia dizer que esse não era um segmento econômico expressivo, mas ele é muito mais que isso. É uma oportunidade da comunidade se valorizar, de mostrar sua história e suas atrações a pessoas de outros lugares e também para os próprios moradores”, afirmou Pedro Bigardi, citando o apoio ao setor rural (como o novo subsídio do seguro agrícola) e os investimentos hoteleiros que estão em andamento na cidade.
A presidência do conselho ficou com o prefeito Jaime Cruz (Vinhedo) e a vice-presidência com o prefeito Roberto Zem (Morungaba). A gerência financeira ficou com a Prefeitura de Atibaia. A área do polo turístico tem Jundiaí, Louveira, Jarinu e Itupeva, entre as cidades que integram a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), e também Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba, Itatiba, Morungaba e Atibaia na rota com ênfase no turismo rural.
Novo plano
O fortalecimento do Circuito das Frutas como destino turístico para os visitantes de São Paulo e de outros Estados brasileiros conta com um plano elaborado pelo grupo de trabalho técnico dos municípios envolvidos. De acordo com a prestação de contas da gestão anterior, apresentada pelo prefeito João Fattori (Itatiba), os recursos disponíveis contam com um saldo de R$ 658 mil e mais uma contribuição prevista dos municípios para este ano de R$ 200 mil.
Além de assessoria especializada (como em gestão, contabilidade e comunicação), o plano envolve um selo de qualidade de turismo rural, um fórum técnico, a instalação de totens simbólicos, a continuidade da cavalgada, o retorno da Expo Circuito das Frutas para a capital, a criação de um “passaporte” de atrações, a elaboração de material promocional, a participação em eventos, o uso de banners e material de conscientização de moradores e o treinamento de profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o contato dos visitantes.
O secretário Marcos Brunholi e as diretoras de Turismo, Marcela Moro, e de Agronegócio, Mariana Andretta, representaram a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí no evento. Além dos prefeitos de Jundiaí, Vinhedo, Itatiba e Morungaba, também estiveram presentes os prefeitos: de Louveira, Júnior Finamore; de Jarinu, Vicente Zancan; de Atibaia, Saulo Pedrozo de Souza; de Valinhos, Clayton Machado; e de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira Lopes Cruz.
Festa da Uva
Todas as autoridades presentes no encontro, realizado na cidade de Itatiba, foram convidadas pelo prefeito Pedro Bigardi para a abertura da 32ª Festa da Uva de Jundiaí que ocorre na quinta-feira (22) a partir das 19h.A expectativa de público deste ano é de 150 mil visitantes.
De acordo com o secretário Marcos Brunholi, não existe dúvida de que Jundiaí continuará sendo a Terra da Uva. “Esse título não decorre da quantidade de produção local, mas de ter sido o lugar de origem da variedade de uva Niagara Rosada no Brasil”, destacou. Por seu lado, o prefeito Pedro Bigardi acrescentou que a valorização de artistas locais e o formato comunitário da festa fazem parte dos objetivos da cidade para o turismo.
Prefeitura de Jundiaí