Festa da Uva: de hip-hop a bossa nova, shows para todos

O primeiro fim de semana da 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos atingiu número considerável de visitantes. Pessoas de várias cidades vieram prestigiar toda a infraestrutura do evento. No domingo (25), os mais diversos gêneros musicais, desde o hip-hop à bossa nova, ganharam vez na festa.

No final da tarde, às 16h, no palco interno, Rodolfo Neguinho embalava, ao solo de voz e violão, músicas da MPB. Leda Hatakeyama, de 47 anos, aproveitando o show intimista, comentou: “É minha primeira vez na festa. Está bem legal. Vim no sábado e estou repetindo a dose hoje.”

Banda Reprise Inédita fez viagem no tempo na 32ª Festa da Uva

Um pouco depois, às 16h30, a dupla Sérgio Luiz & Felipe animou o coreto ao som do sertanejo universitário. Com músicas originas e também covers, como “Sogrão Caprichou”, de Luan Santana, a dupla colocou o público para dançar.

O coreto contou com uma estrutura peculiar neste ano. Foram agregados ao espaço aberto estofados e pufes para o conforto dos participantes. A família Martins, de Itu, que já participou de outras edições da festa, elogiou. “Está bem organizado, é quase um SPA. Mais um pouquinho e nós dormimos aqui”, brincou.

Uma hora depois, às 17h30, o Sambachic levou alegria para o palco interno em um variado repertório de samba e bossa. Ana Paula, de 30 anos, moradora da zona sul de São Paulo, visitou a festa pela primeira vez e aprovou. “Estou amando. Fiquei sabendo pela internet e vim só pela festa.”

Enquanto isso, no palco externo, um hip-hop dos bons do Grupo 288 agitou em refrões fraseados. “O público surpreendeu. Devagar, tudo ficou cheio de gente”, disse Eduardo Ramalho, um dos vocalistas da 288.

À noite, o palco interno recebeu, às 19h, a atração “MPB Duo”. Ao som de “Garota de Ipanema”, Roseclea Pinoti, de 54 anos, batucava a mesa acompanhando o ritmo de uma de suas canções preferidas. “Parabéns aos organizadores, acertaram nas atrações e no repertório.”

Também às 19h, no palco externo, a banda “Reprise Inédita” fez o público viajar no tempo, abrindo o show com a música “What a Feeling” do filme “Flashdance”, de 1983. O músico Marcelo Bacochina, assistindo à performance, afirmou ser fã da banda. “Toco em cinco bandas, mas esta é, sem dúvida, uma das melhores”, e completou: “Está tudo perfeito este ano. A oportunidade que a administração municipal proporcionou aos músicos da cidade é ótima.”

“O Grande Circo", peça teatral infantil, animou os pequenos

No “Espaço Kids” não faltou entretenimento e cultura. Além dos brinquedos que garantiram a diversão, a criançada pôde contar com pintura de pele e teatro. Mateus Messias, responsável por “pintar o sete” com as crianças, disse que as pinturas mais pedidas pelos pequenos eram fadas e flores por meninas, e desenhos tribais por meninos.

O teatro “O Grande Circo”, do “Núcleo Artes Físico de Teatro”, trouxe a engraçada dupla “Adolfo e Bergamota”, às 18h, apresentando um espetáculo de circo

Já a Fazendinha, novidade nesta edição, aguçou nas crianças grande interesse pelos animais. Além dos bichos, uma exposição de peças características da fazenda, como o fogão à lenha, e um ‘varal de ervas aromáticas’ despertou admiração. Erica Samara, de 43 anos, levou seu filho para aproveitar o parquinho, no entanto, avistou a fazendinha e mais que depressa foi visitar. “Achei interessante. O espaço coberto é ótimo”, afirmou.

Animada com o resultado da festa, a diretora de Turismo, Marcela Moro, disse que o balanço deste fim de semana foi bastante positivo. “O parque recebeu gente de outros países, como japoneses e ucranianos, além da participação de 40 cidades de vários estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.” Segundo ela, a expectativa até o momento foi superada. “Os produtores de uva estão empolgados com as vendas e nós estamos felizes com o feedback dos participantes.”

E a festa continua
As atrações artísticas e culturais da 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos prosseguem nos dias 30 e 31 de janeiro e 1, 6, 7 e 8 de fevereiro de 2015, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), com entrada gratuita.