Festa da Uva 2015 tem ‘produção hollywoodiana’

Os dias que antecedem a abertura da 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinho,marcada para esta quinta-feira (22), transformaram o Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, em um espaço de montagem cenográfica que guarda relações com grandes produções do cinema. E tudo com intenso envolvimento dos moradores da cidade.

Um dos espaços onde essa característica é evidenciada está no chamado “espaço de acolhida”, o primeiro dos três pavilhões integrados do parque. Por todos os lados podem ser avistados instrumentos de trabalho no campo, carroças, tratores e utensílios antigos com marcas de longo uso.

Prepar_Festa_Uva_A_25g-684x960

São peças emprestadas por famílias, especialmente de agricultores, em um espaço que vai ter como destaque uma casa interativa com imagens e vídeos sobre a história de mais de 80 anos da uva Niagara Rosada e da festa que é a mais antiga do Estado de São Paulo no gênero.Essa cooperação vai fazer o ambiente, pensado como cenográfico, contar com objetos carregados de autenticidade.

Uma outra parte da festa, no enorme espaço gastronômico, vai ganhar essa característica depois da abertura. O Deguste Jundiaí será formado pelas comidas típicas das festas comunitárias dos bairros, outra tradição na cidade e amplamente conhecidas. As equipes de voluntários vão levar pratos como as receitas portuguesas da Vila Arens, de frango com polenta da Roseira, de linguiça do Corrupira ou de costela do Eloy Chaves, entre muitas outras.

No pavilhão central, os últimos retoques nas “telhas” das adegas de vinho de produção familiar fazem esquecer que também se trata de efeito cenográfico. No meio do espaço, as grandes tinas que serão usadas para a Pisa da Uva (cerimônias que lembram o modo mais primitivo de produção do vinho) também aguardam seu posicionamento. E, além de tudo, ainda estarão expostas ali as pinturas feitas com vinho por artistas da cidade.

São pelo menos 120 pessoas envolvidas na montagem, entre servidores públicos e fornecedores. Nos dias da festa serão mais de mil na parte operacional, em boa parte voluntários, em meio a um total de 160 expositores e 140 atrações artísticas.

No terceiro pavilhão (superior), onde estarão concentradas as barracas de vendas de frutas, até mesmo um moinho de fubá estará funcionando ao vivo. E o lado externo conta com uma atração em estilo cenográfico para as crianças, que é a Mini-Fazendinha com diversos animais de criação rural.

A magia da Festa da Uva de Jundiaí continua com a seleção de bons artistas locais em todos os gêneros, com os artesãos reunidos no espaço do Jundiaí Feito à Mão, com os produtos da cidade mostrados no espaço do Empório Jundiaí, com as surpresas levadas nas barracas das entidades assistenciais e até mesmo com as caravanas de cavaleiros, motociclistas, tratores e carros antigos marcadas em diversos dias da festa. E, em alguns dias, haverá também atividades na carreta do projeto Ponte Torta.

Técnicos trabalham com materiais emprestados por moradores: autêntica

O resgate do formato comunitário da Festa da Uva, iniciado em 2013, está mais visível neste ano. A diretora de turismo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, registrou um crescimento de caravanas de outras cidades e até estados no ano passado, e prevê manutenção dessa tendência neste ano, inclusive com a oferta de passeios turísticos aos sábados e domingos do evento a preços populares.

Se para os visitantes de outros lugares a Festa é um momento de encontro com as tradições locais, para os moradores da cidade é ainda mais: um reencontro. De acordo com o prefeito Pedro Bigardi, a festa é uma das principais referências da identidade do município e é complementado pelo secretário Marcos Brunholi, que lembra que a alcunha de “terra da uva” não surgiu apenas pela quantidade produzida mas por ser o berço da variedade Niagara Rosada em 1933.

Toda essa história está sendo transformada em magia com a 32ª Festa da Uva de Jundiaí. Como em um grande filme, mas realizado com a participação de centenas de moradores e voluntários e inspirado pela rainha, pelas princesas e pelas vinhateiras da Corte da Uva.