Turismo ganha reforços na “Rota da Uva e do Vinho”

Um dos circuitos turísticos mais movimentados de Jundiaí está recebendo reforços para a atração, que já chega a mais de 5 mil visitantes por fim de semana. A chamada Rota da Uva e do Vinho é alvo de projeto em andamento na secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

“O fortalecimento do turismo rural é uma das metas do prefeito Pedro Bigardi, porque preserva nossa zona rural e também de mananciais”, observa o secretário Marcos Brunholi, de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

São 19 atrações rurais no circuito formado nos bairros do Caxambu, Toca e Roseira com Adega Maziero, Casa Cereser, Adega Vendramin, Adega Juca Galvão, Adega Brunholi, Adega Leoni, Bier Nards, Adega do Português, Adega Fontebasso, Adega Marquesin, Adega Beraldo di Cale, Adega Negrini, Adega Martins, Adega Sibinel, Sítio São Lázaro, Sítio São Roque, Restaurante Spiandorello e Adega Mingotti.

Muitas dessas propriedades rurais promovem diversas atividades como cultivo de frutas diversas, produção de iguarias artesanais, restaurantes e até museus podem ser visitados nesta Rota. O mais novo reforço, na região da Toca, que passa a atuar na área gastronômica com abertura de restaurante típico é o Recanto Marquezin, no Sítio São Roque, que irá trabalhar com cardápio especial, inspirado nas tradições rurais e italianas, tão presentes na região e na família presente há mais de 100 anos no bairro.

“Temos prestado assessoria, acompanhamento e ações de incentivo ao turismo da cidade em geral, mas o foco para a área de turismo rural é bastante forte e esse tipo de novidades estimulam o trabalho do setor”, comenta a diretora de turismo, Marcela Moro.