São 37 anos participando da exposição dos presépios. O artesão Laércio Tetto esteve na primeira edição da mostra, que acontecia no Parque da Uva. Tradição e emoção motivam o artesão a montar sua peça, que hoje atinge 4,5 metros de largura, e pode ser conferida na exposição, que começa na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, e prossegue até 6 de janeiro, com entrada gratuita.
O presépio começou pequeno, e hoje retrata um vilarejo, com direito a poço, pessoas e monjolo, e todos os elementos se movimentam. “A cada ano buscamos uma novidade. É muito gratificante o retorno do público que visita a exposição e nos parabeniza”, diz o artesão. “O presépio retrata hábitos de antigamente. Pessoas tirando água do poço, cortando lenha. Os idosos observam as cenas e se emocionam, relembrando momentos do passado”, comenta Laércio, que se diz contagiado por essa reação.
Além de Laércio Tetto, participam da exposição outros nove artesãos do programa “Jundiaí feito à mão”, da Secretaria de Agricultura Abastecimento e Turismo, o que é uma novidade este ano. Ao todo, serão expostos 30 presépios de diferentes formas, tamanhos e técnicas, confeccionados com os mais variados materiais.
Segundo o diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, Jean Camoleze, a exposição busca
manter viva a tradição dos presépios e valorizar os artesãos da cidade. “A exposição tem como
intuito destacar a humildade e valorizar as tradições populares, remetendo às antigas tradições, em que as casas eram abertas para a visitação dos presépios.”
No ano passado, a exposição atraiu um grande público. “Este é um momento de trabalho intenso, porém sempre existe uma expectativa de receber bem o público e cada vez mais ampliar o acesso ao museu”, destaca o diretor. “Este é um dos momentos de apropriação do espaço, onde as pessoas podem exaltar a importância da memória coletiva e refletir a importância da nossa cultura popular”, completa.
Corais – A abertura da exposição de presépios acontece no dia 1º de dezembro, com apresentação da Banda São João Batista. A programação gratuita prossegue até o dia 19 com a participação de vários corais, que integram o 25º Encontro de Corais e 13º Festival de Corais Astra-Finamax.
“Foi uma ótima ideia unir a exposição às apresentações dos corais, que são tradicionais nas programações natalinas. Será uma experiência interessante para os visitantes do museu e ouvintes do encontro”, finaliza o diretor de Cultura, Eufraudísio Modesto.
Confira a programação:
1/12 (segunda-feira) – 19h30 – Abertura da Exposição de Presépios/ Banda São João Batista
2/12 (terça-feira) – 19h30 – Coral da Fidelity
3/12 (quarta-feira) – 19h30 – Coral da AJMS (Associação Jundiaiense de Música Sertaneja)
4/12 (quinta-feira) – 19h30 -Coral do Instituto Musical Dr. Gomes Cardim
5/12 (sexta-feira) – 19h30 – Coral Astra Finamax/ Madrigal Vivace
9/12 (terça-feira) – 19:30 – Madrigal CLAP
10/12 (quarta-feira) – 19h30 – Coral Municipal de Jundiaí
11/12 (quinta-feira) – 19h30 – Coral Divino em Canto
12/12 (sexta-feira) – 19h30 – Coral Krupp
13/12 (sábado) – 10h – Vida Ilumida
16/12 (terça-feira) – 19h30 – Coral Azul e Branco
17/12 (quarta-feira) – 19h30 – Coral Unimed
18/12 (quinta-feira) – 19h30 – Criju
19/12 (seta-feira) – 19h30 – Coral ARS
Prefeitura de Jundiaí