Conselho de Turismo mira autonomia e cooperação

Os membros do Conselho Municipal de Turismo de Jundiaí (Comtur) iniciaram os trabalhos de avaliação anual com um balanço das ações públicas do setor em 2014, ainda marcadas pelos eventos em preparação para a temporada natalina e também das uvas e da festa – considerada pela população o evento mais importante da cidade, de acordo com recente pesquisa do Instituto Datafolha.

“Uma estratégia que será mantida como meio de aumentar o intercâmbio entre agentes do setor é a prática das reuniões itinerantes em locais vinculados ao turismo, até para estimular o conhecimento mútuo”, comenta a diretora de Turismo da Prefeitura, Marcela Moro. Na quinta-feira (13) esse encontro aconteceu na área rural do Jundiaí-Mirim tendo como anfitriões os donos da Adega Martins.

Um dos assuntos em pauta foi a consolidação de Jundiaí no mapa gastronômico paulista da Secretaria Estadual de Turismo com a classificação de pratos para a etapa intermediária da seleção promovida nesse ramo.“Também estamos avançando com os preparativos de imagens para o novo passaporte do Circuito das Frutas, em 2015. Estaremos presentes com 31 atrações especialmente do turismo rural.

O funcionamento foi inspirado em nosso festival gastronômico Sabores de Jundiaí, mas vai ser permanente”, comentou Marcela. Autonomia – O próprio anfitrião João Martins explicou que embora produzindo vinho de maneira artesanal há 40 anos, está entre os participantes do setor que ainda não pretendem expandir o ramo com restaurante ou outras atrações, como vem ocorrendo. “No momento não é possível”, comentou para mostrar a autonomia de cada participante do setor, que forma o trunfo da diversidade de Jundiaí encontrado no Portal do Turismo de Jundiaí: www.turismo.jundiai.sp.gov.br.

Para o presidente do Conselho de Turismo, Carlos Alberto Oliveira, cada agente dos setores envolvidos como sítios, instituições, restaurantes, agências de viagem, escolas ou hospedagem possui desafios próprios. “Eu mesmo estou voltado para o meu Feijão com Picanha. Mas as políticas públicas e as ações conjuntas são essenciais para seguirmos fortalecendo o turismo e seus benefícios para a cidade, e ajudar a melhorar isso é o papel do conselho”, comentou.

Novidades – A expectativa de ampliação dos cursos no setor como na função de guias de turismo pelo programa federal Pronatec foi comentada pela representante Ana Lívia Ruiz, do Senac Jundiaí (que atua nesse campo, como a Escola Técnica Benedito Storani). O recorde de candidatas ao concurso de rainha da Festa da Uva, evento que acontece a partir de 21 de janeiro, também foi destacado.

A expectativa de reforços no trem turístico em 2015 pela CPTM também foi comentada por José Luiz Rizzato, do setor de agências de turismo. Outra ação com bons resultados foi o enceramento da locomotiva ‘Baratinha’, realizado por voluntários do setor de memória e patrimônio. A iniciativa teve Eusébio Santos, do Celmi, como mentor. Além disso, há uma meta de projeção da cidade em empresas italianas por José Luiz Scarano, do Circolo.

Para o encerramento do ano, os pontos mais destacados foram as atividades do programa Natal Encantado e também uma série de atividades em preparação para o Aniversário da Cidade, comemorado em 14 de dezembro.

Visita técnica na adega: reforço ao turismo rural