Turismo de Jundiaí mostra tendência de crescimento

Com estimativa de crescimento em 2014, a Prefeitura de Jundiaí espera bater o número de turistas registrado ano passado. De acordo com levantamento da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, o município recebeu 390 mil visitantes em 2013. Os dados comprovam uma determinação do prefeito Pedro Bigardi, de que o turismo deve crescer como alternativa econômica e também de valorização cultural da cidade.

“O número de visitantes que vem para cá durante todo o ano é maior que o de moradores de Jundiaí, segundo o último censo. Essa alternativa é prioridade no governo Pedro Bigardi”, destaca o secretário Marcos Brunholi.

A economia, cultura e ambiente atraem visitantes a negócios ou lazer

A Secretaria apontou em 2013 a passagem pela cidade de 148.892 turistas de negócios e outras 238.422 pessoas que vieram para lazer. Mas o primeiro grupo tem maior reflexo na hotelaria, que registra 98% de ocupação em dias úteis diante de uma média geral de 69,12%.

Os empregos também são um setor impactado positivamente. A estimativa de 2013 atingiu 25.952 empregos indiretos beneficiados no segmento. Já nos empregos diretos, passou de 6.223 em janeiro para 6.488 em dezembro do mesmo ano, com perspectiva de novos empreendimentos.

Sobre o retorno para a economia local, os números também devem crescer. Em 2013, a estimativa final é de R$ 170 milhões gerados em gastos de visitantes do segmento na cidade, sendo a maior parte (R$ 120 milhões) na categoria de turismo de negócios. Mas o turismo de lazer segue tendência de crescimento.

Em balanço anterior, números originalmente calculados na norma internacional do dólar haviam sido divulgados em reais, sendo os resultados finais mais expressivos na conversão cambial.

Também é significativo o papel do setor de hotelaria dentro desses gastos totais, com 446.892 diárias comercializadas, sendo preciso lembrar que o turismo de lazer muitas vezes envolve viagens de um dia a partir de outras cidades.

As tradições ancestrais, como a uva, também são valorizadas no turismo

Expansão com qualidade
A diretoria de Turismo da Prefeitura, coordenada por Marcela Moro, trabalha com a previsão de crescimento do setor pelo reflexo de novas unidades habitacionais de hotelaria em implantação.

“Os eventos da cidade têm sido marcados por elementos de identidade, seja nas atrações ou nas referências”, comenta Marcela. Entre esses casos estão a volta do caráter comunitário na Festa da Uva, o resgate da Feira da Amizade e também o uso de dados históricos no Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí.

Outra medida para estimular a ocupação também nos finais de semana foi a criação do novo portal de Turismo.

Atualmente, Jundiaí está atualizada em instrumentos como o Inventário da Oferta Turística e o Plano de Desenvolvimento Turístico, além de contar com seu Conselho Municipal de Turismo.