Turismo cresce em importância para Jundiaí

“É quase outra cidade que passa por aqui durante o ano, e essa alternativa é prioridade no governo Bigardi”, destaca o secretário Marcos Brunholi.

Com estimativa de crescimento neste ano em relação aos 390 mil visitantes apontados por levantamento da Prefeitura de Jundiaí em 2013, o turismo surge como alternativa econômica e também de valorização cultural do município. ” É quase outra cidade que passa por aqui durante o ano, e essa alternativa é prioridade no governo Bigardi”, destaca o secretário Marcos Brunholi.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo apontou no ano passado a passagem pela cidade de 148.892 turistas de negócios e 238.422 turistas de lazer. Mas o primeiro grupo tem maior reflexo na hotelaria, que registra 98% de ocupação em dias úteis diante de uma média geral de 69,12%.

Os empregos também são um setor envolvido. A estimativa de 2013 atingiu 25.952 empregos diretos e indiretos no segmento, com tendência de alta.

A diretoria de turismo, coordenada por Marcela Moro, trabalha com a previsão de crescimento do setor pelo reflexo de novas unidades habitacionais de hotelaria em implantação.

Uma das medidas para estimular a ocupação também nos fins de semana é o novo portal http://turismo.jundiai.sp.gov.br

“Os eventos da cidade têm sido marcados por elementos de identidade, seja nas atrações ou nas referências”, comenta Marcela.

Sobre o retorno para a economia local, os números também devem crescer. Em 2013, a estimativa é de R$ 70,4 milhões gerados pelo segmento na cidade, sendo a maior parte (R$ 53,6 milhões) na categoria de turismo de negócios mas também uma parte significativa (R$ 16,8 milhões) no turismo de lazer em crescimento.

Atualmente, Jundiaí está atualizada em instrumentos como o Inventário da Oferta Turística e o Plano de Desenvolvimento Turístico, além de contar com seu Conselho Municipal de Turismo