Sabores de Jundiaí comemora resultados e discute nova edição

SaboresmO 2º Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí, organizado durante 45 dias entre os meses de agosto e setembro pela Prefeitura de Jundiaí, teve resultados expressivos e já tem em pauta os detalhes de sua terceira edição, em 2015.
Os números finais da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo são de crescimento de 43% em relação a primeira edição, com mais de 10 mil pratos comercializados nos 47 estabelecimentos participantes, entrega de todos os 600 copos do 1º kit (ilustrados com atrações da cidade) e de 400 copos do 2º kit (com o mínimo de 12 carimbos de consumo).No portal eletrônico do festival, foram 39.831 acessos durante o evento. Na página na rede social do Facebook, a média foi de 108 mil pessoas atingidas durante o mesmo período de 45 dias. E o novo sistema implantado nessa edição, usando a rede social Instagram, teve 1.083 publicações de visitantes do evento com fotografias de pratos.

Esses números fazem parte da avaliação do festival, apresentada aos estabelecimentos participantes. O investimento direto ficou em torno de R$ 250 mil, nos aspectos de mídia e apresentação, e teve o objetivo de promover a gastronomia como elemento turístico da cidade para moradores e visitantes.

Entre as ações envolvidas estiveram as inserções comerciais em emissoras de TV, o uso de mídia “indoor” (mais de 700 inserções), o uso de mídia “outdoor” (com 10 painéis e 20 ônibus), 50 mil panfletos, 5 mil cartazes, banners em pontos estratégicos e anúncios em nove jornais da região, além de displays nos estabelecimentos.

O uso de preços promocionais, o aumento de divulgação antecipada, o estudo de novos brindes, o aumento de duração do festival, a presença de duas opções de pratos em cada estabelecimento (sempre com temas históricos da cidade) e ampliação do circuito estão entre as sugestões recebidas dos participantes.

Além dos números de satisfação nas pesquisas com o público (99%), o festival também se mostrou um ponto de encontro de pessoas. Os dados apontam que apenas 15% dos visitantes do festival seguiram sozinhos para o local escolhido, outros 46% foram em duas pessoas e o restante (49%) esteve em três ou mais.

Entre as inovações deste ano esteve o lançamento antecipado, em 9 de junho, e a abertura realizada de forma inédita na Fundação Cintra Gordinho, com degustação de alguns pratos preparados por alunos de gastronomia do Senac Jundiaí.