Jundiaí classifica pratos no Festival Gastronômico Estadual

Prato Polenta Traviú foi um dos escolhidos

Pela primeira vez no evento, Jundiaí teve selecionados dois representantes para a etapa macrorregional do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, que acontece em Campinas, na próxima terça-feira (28). Com o objetivo de valorizar e promover a culinária paulista típica, foram escolhidos o prato “Polenta Traviú” (do Restaurante Travitália) e o prato “Picanha Querida Jundiaí” (do Restaurante Feijão com Picanha).
O evento é organizado pela Secretaria de Turismo do Estado em parceria com a Revista Prazeres da Mesa.A seleção para esta etapa foi realizada por uma comissão julgadora formada por “chefs” padrinhos e madrinhas de cada região. São 15 etapas regionais, cada uma com 10 pratos selecionados entre as receitas enviadas por representantes dos municípios envolvidos. No caso da etapa da macrorregião Campinas, foram mais de 50 cidades participando da pré-seleção.

Entre os critérios anunciados pelos organizadores, ao lado do aspecto culinário, estão também características culturais, tradicionais e históricas relevantes.

A classificação para essa etapa já garante que os empreendimentos estarão integrados nas publicações promocionais do Sabor de São Paulo. Os quatro melhores pratos – que seguem para a etapa final do evento, em novembro, na capital do Estado – serão resultado dos 10 selecionais julgados pela mesma comissão e também por um público participante, que degustará cada um deles.

“Este é, sem dúvida, um acontecimento importante para a gastronomia de nossa cidade, que tem se tornado um atrativo turístico relevante e movimenta centenas de turistas em Jundiaí, todos os finais de semana”, afirma Marcos Brunholi, secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Também para a diretora de Turismo, Marcela Moro, a participação de restaurantes de Jundiaí nesta etapa é muito importante. “Estamos muito satisfeitos, pois isso demonstra a consolidação da nossa gastronomia como atrativo turístico. Além disso, mostra a integração de Jundiaí ao mapa da culinária do Estado, divulgado pela Secretaria de Turismo como o roteiro turístico-gastronômico paulista”, afirma.

Prato Picanha Querida Jundiaí