Festa da Uva já prevê público de 150 mil para 2015

Depois de completar 80 anos de “revolução rosada” em 2014, a Festa da Uva de Jundiaí pretende alcançar a marca de 150 mil visitantes no próximo ano. O objetivo é continuar a retomada registrada no salto de 70 mil para 127 mil visitantes entre as edições de 2013 e 2014. O motivo, de acordo com a Prefeitura de Jundiaí, é o resgate do formato comunitário criado em 1934 e implementado pelo prefeito Pedro Bigardi.

“Não apenas estamos crescendo, mas também vamos gastar menos no próximo ano porque a credibilidade da festa está atraindo mais apoiadores. Os pavilhões, por exemplo, vão estar climatizados. Temos uma história e sempre seremos a Terra da Uva, queremos que a cidade abrace isso”, explica o secretário Marcos Brunholi (Agricultura, Abastecimento e Turismo).

Participantes de reunião temática: boa expectativa

As reuniões temáticas estão sendo realizadas há vários meses. Nesta segunda-feira (13) focou entidades sociais, que participam da festa na última edição em 19 pontos. Na ocasião, todas foram informadas sobre um novo formato para aumentar a diversidade dentro do evento. “A característica não muda, que é termos a valorização dos artistas locais e da cultura da nossa cidade”, afirma a diretora de Turismo, Marcela Moro.

Com datas marcadas do dia 22 de janeiro (quinta-feira) até 8 de fevereiro (domingo), a festa vai marcar três finais de semana com áreas para exposição de frutas, adegas, espaços gastronômicos das festas e bairros tradicionais, para os programas Jundiaí Feito à Mão e Empório de Jundiaí, para apresentações musicais, teatrais e de dança, entre muitas outras atrações.

“O parque, mesmo sendo conhecido popularmente como Parque da Uva e tendo o nome oficial do viticultor Comendador Antonio Carbonari, não tinha nada relacionado com uvas. Fizemos o plantio de 24 videiras ali e estão sendo cuidadas para que pelo menos os curiosos entendam as técnicas de cultivo de espaldeira, tradicional, ou em Y, mais recente”, explica Brunholi. A expectativa é que os moradores ou visitantes de outras cidades também aproveitem melhor pontos turísticos da cidade.

As entidades sociais possuem boa expectativa. “Nossa participação foi um sucesso”, destacou o presidente da Cidade Vicentina, Jonas Brescancin. Também Sônia Cerioni, do Serviço de Obras Sociais (SOS), elogiou a abertura para as entidades nos eventos da Prefeitura.

A previsão é de que a festa também continue com novidades bem recebidas neste ano, como a cavalgada organizada por cavaleiros.

Qualidade
Sem palavras mas com muito sabor, a personagem principal desse evento é a uva Niagara Rosada. De acordo com as estimativas técnicas da Prefeitura de Jundiaí, por ser uma planta de raiz profunda sofreu menos efeitos da estiagem hídrica deste ano.

“Essa condição chega ao caminho de maturação com muitos cachos em cada broto”, define Brunholi, citando a expectativa de chuvas em poucas semanas. O uso de novas técnicas, tanto no próprio município quanto em plantações dos produtores locais em outras cidades, aumentou a produtividade por metro quadrado e faz prever uma safra 2014/2015 acima do volume de 20 a 25 mil toneladas estimada para o período anterior.