Conselho de Turismo mira fortalecimento em 2015

A intensificação das ações voltadas à ampliação do setor de turismo dentro da economia de Jundiaí tem sido o principal foco do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O colegiado tem o próximo encontro marcado para 12 de novembro. O maior benefício neste caso são os efeitos na valorização da cidade também pelos moradores. “Temos uma atenção especial para o turismo rural, mas as atrações históricas, culturais ou de negócios movimentam a cidade. Esse fortalecimento do setor é uma orientação do prefeito Pedro Bigardi”, comenta o secretário Marcos Brunholi (Agricultura, Abastecimento e Turismo).

O conselho é formado por representantes da Associação Comercial, da Associação Agrícola, da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas, da Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista, da Associação do Vinho Artesanal, do Ciesp Jundiaí, do Circolo Italiano, do Senac Jundiaí, da Universidade Paulista (Unip), do Centro de Estudos da Melhor Idade (Celmi), dos Meios de Hospedagem, do Artesanato, dos Monitores da Serra do Japi, do Sindicato Rural, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sebrae Jundiaí, das Agências de Viagem e dos Alimentos & Bebidas.

Também integram o conselho representantes do Centro de Tecnologia de Frutas (Capta), do Instituto Agronômico, da Escola Técnica Benedito Storani, das secretarias municipais de Esportes e Lazer, Planejamento e Meio Ambiente, Cultura, Educação e Comunicação Social, do Museu da Companhia Paulista e do Conselho de Segurança (Conseg )Japy.
Pauta No dia 15 de outubro, os integrantes do Comtur participaram de uma reunião também com representantes do empreendimento Nosso Sítio, que abrigou o encontro.

Entre os temas abordados estiveram os resultados do festival gastronômico ‘Sabores de Jundiaí’, organizado pela Prefeitura de Jundiaí; a visitação do recente Portal do Turismo de Jundiaí; os preparativos para a Festa da Uva 2015; o 8º Encontro Nacional de Opalas marcado para 30 de novembro, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva); as parcerias com o Circuito das Frutas (preparativos para passaporte e lançamento de revista) e os eventos do ‘Natal Encantado’ deste ano, entre outros.