Cavalgada do Circuito das Frutas tem inscrições abertas

A Prefeitura de Jundiaí está preparando a delegação para a 6ª Cavalgada do Circuito das Frutas, marcada para 22 de novembro, e está com inscrições abertas tanto para cavaleiros quanto para visitantes, que podem participar do café da manhã e do jantar em fazendas históricas. O evento visa a valorização da agricultura e do turismo nas cidades com proprietários rurais que formaram o circuito (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo).

“Todos os municípios possuem cota de 40 participantes, mas os eventos principais são abertos para simpatizantes, que podem até mesmo ir de carro ao café da manhã e almoço de confraternização, sem seguir o trajeto dos cavalos”, explica o diretor de abastecimento Edilson Chrispim, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Cavalgada do Circuito das Frutas

O percurso deste ano começa em Valinhos, onde ocorre o café da manhã antes da partida, prevista para as 9 horas, e passa pela represa em Vinhedo antes de chegar a Louveira, local do almoço na Associação Equestre. Os convites, em forma de camiseta, custam R$ 60, tanto para cavaleiros quanto para visitantes dos dois eventos principais e podem ser adquiridos no 5º andar do Paço ou pelo telefone (11) 4589 8577.

Jundiaí sediou parte do trajeto em duas das seis edições do evento. No ano passado, o café da manhã foi no bairro da Roseira e a saída no Bar do Mingo. A caravana fez trajeto por trechos rurais de Itatiba, Jarinu e Atibaia.

Desta vez, apesar do novo trajeto, a expectativa é de boa participação da cidade por sua tradição com animais, cocheiras e acessórios, que remontam os tempos coloniais. “Vale lembrar que existiam chafarizes em quase todos os bairros mais antigos e até no Centro da cidade (Rua Prudente de Moraes)”, destaca Chrispim. Um dos exemplos dessa relação foi a aceitação popular dos cavaleiros que encerraram o desfile de 7 de Setembro neste ano, acompanhado por mais de 15 mil pessoas.

Em Jundiaí, a Prefeitura adotou o modelo na Festa da Uva e também no Dia da Pátria

A 6ª Cavalgada do Circuito das Frutas, que deve promover grande confraternização entre adeptos e apreciadores desse aspecto rural, prevê também a presença de autoridades da Secretaria Estadual de Agricultura e outras, como ocorreu em 2013, quando o prefeito Pedro Bigardi e o secretário Marcos Brunholi estiveram presentes, mas o objetivo é mesmo a descontração e o encontro de pessoas envolvidas com o ramo.

É importante destacar, de acordo com a diretora de agricultura Mariana Andretta, que todos os cavalos que participarem desse evento precisam estar com os cuidados sanitários em dia, incluindo os exames obrigatórios (anemia infecciosa equina, exame de mormo e os atestados de influenza).