Prefeitura de Jundiaí lança novo portal de Turismo

A Prefeitura de Jundiaí e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) lançaram oficialmente nesta quinta-feira (11) o novo portal turístico da cidade na internet. O ato foi realizado no auditório do Senac Jundiaí. Organizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo em tópicos de forma prática e atraente, a nova ferramenta criada pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) pode ser usada por visitantes e moradores para conhecerem as atrações, que, muitas vezes, são novas até mesmo para quem já vive no município.

“Nosso trabalho, com equipe dedicada em diversos setores, é de fomento e orientação aos agentes do setor. Mas essa missão, apoiada pelo prefeito Pedro Bigardi, resulta em benefícios para todos os setores, porque estimula a economia”, afirmou o secretário Marcos Brunholi, de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Site terá tudo o que diz respeito ao turismo de Jundiaí

Entre os tópicos iniciais do novo portal, por exemplo, estão mais de 340 opções de gastronomia que permitem conhecer um estabelecimento por dia ao longo de um ano. Há setores específicos para adegas, parques, museus, agências de turismo, fazendas e sítios e ecoturismo. E outros surpreendentes, como o setor chamado Empório Jundiaí (para produtos criados na cidade) e para o Jundiaí Feito à Mão (com uma página para cada artesão).

No total, o trabalho no portal ocupou um ano de preparativos e envolveu setores como a Secretaria de Comunicação Social na produção de conteúdo para as 638 páginas individuais da versão inicial, com navegação organizada e sistema de busca.

“O setor de turismo é o terceiro tema mais buscado no portal da Prefeitura de Jundiaí, então essa demanda era bastante reconhecida”, afirmou a diretora de Turismo, Marcela Moro.

O portal também apresenta o novo logotipo do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que passa a ter formas e cores relativas à Serra do Japi, à uva, ao vinho e também ao patrimônio histórico. De acordo com Marcela, esses são os eixos principais de trabalho do conselho e da política implementada pela Prefeitura.

“O nosso objetivo foi permitir que uma pessoa que não conhece a cidade ou mesmo que more aqui possa definir roteiros de visita a partir das informações adequadas”, explicou o comerciante Carlos Alberto Oliveira, presidente do Comtur, ressaltando as mais de 340 alternativas de gastronomia.

Para o executivo do hotel Intercity, Luiz Coutinho, uma expectativa é de que a ferramenta colabore para que o turismo de negócios, principal fluxo da cidade nos dias úteis, seja ampliado também para o turismo de lazer. “Jundiaí oferece muitas atrações, mas agora isso está mais organizado”, destacou.

Anfitrião do evento da Prefeitura e do Conselho de Turismo, o gerente sazonal do Senac Jundiaí, Darlan Oliveira Rocha, afirmou que a cidade vem crescendo na formação de técnicos para turismo, gastronomia e hotelaria. “Mas é muito importante a tendência de preservar a história, pois sem ela não existe a identidade de um povo”, afirmou.

O lançamento foi prestigiado também pelo presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco, pelo presidente da Companhia de Informática de Jundiaí, Gilberto Novais, e por representantes da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Esportes e Lazer, entre outros.