Catedral Nossa Senhora do Desterro

Endereço: Praça Governador Pedro de Toledo, s/nº Centro
Telefone: (11) 4586-0248 / (11) 4521-2851
E-mail: desterro@terra.com.br
Site: www.catedral.dj.org.br

Em 1651, foi iniciada a construção da igreja que substituiria a primeira capela construída pelos  fundadores de Jundiaí, Rafael de Oliveira e Petronilha Antunes. Em 1655, a nova igreja seria dedicada à Sagrada Família, tendo como padroeira Nossa Senhora do Desterro.

Construída em taipa de pilão, possuía tendências arquitetônicas barroco-português. Muito mais tarde, em 1886, seguindo projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, a então Igreja de Nossa Senhora do Desterro passa por grande reforma e tem totalmente alterado seu estilo para Neogótico – que tentava resgatar as características do estilo gótico, surgido na França entre os séculos 12 e 14, considerado como “a arte das Catedrais”. Carregado de simbolismo teológico, tal estilo busca expressar a grandiosidade: tudo se volta para o alto, em direção aos céus e a Deus.

Como complemento dessa reforma, em 1921, por sugestão do então vigário, cônego Hygino de Campos, o interior da igreja sofreu novas transformações. Passou a ter abóbadas ogivais, recebeu vitrais e as paredes ganharam belíssimos afrescos do artista plástico italiano Arnaldo Mecozzi. Há poucos registros, mas as indicações são de que a igreja passou por outras transformações. A reforma mais expressiva na década de 50. Bem mais tarde, entre 1997 e 2000, a Catedral sofreu reformas estruturais e foi restaurada integralmente.  As obras incluíram a ampliação da Cripta da Catedral onde hoje estão sepultados três de seus quatro bispos – dom Gabriel Paulino Bueno Couto (1º bispo diocesano); dom Roberto Pinarello Almeida (2º) e dom Amaury Castanho (3º).

 

Catedral Nossa Senhora do Desterro

Catedral Nossa Senhora do Desterro

Catedral Nossa Senhora do Desterro



Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN