Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro
Email: museusolardobarao@jundiai.sp.gov.br
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 10h às 17h. Sábado das 9h00 às 13h.
Entrada: Franca

O prédio histórico da Rua Barão de Jundiaí tem mais de 100 anos de construção e foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Inaugurado em 12 de abril de 1896, o espaço já abrigou uma das escolas mais tradicionais da cidade, a Siqueira Moraes, e a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot. Em 2008, foi totalmente reformado e recebeu o Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil).

O Centro Jundiaiense de Cultura abriga a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, que reúne um acervo artístico, composto de 189 obras, sendo 15 esculturas, de artistas jundiaienses, brasileiros e internacionais e conta ainda com uma sala para administração e o Museu de Arte Didacta. Na parte superior, está a sala Professora Maria Albertina Bellini Peterson Leite, com capacidade para 100 pessoas e a biblioteca de artes visuais, que conta com acervo de livros e hemeroteca sobre artes.

Fachada da Pinacoteca

Pinacoteca