Arquivo de Notícias

Jundiaí é destaque no novo mapa turístico paulista

A mais recente versão federal do Mapa Turístico do Estado de São Paulo, divulgada oficialmente neste mês pelo Ministério do Turismo, apresenta Jundiaí entre os 31 municípios paulistas da categoria B, ao lado das dez estâncias apontadas na categoria A.

Com esses novos critérios técnicos, a cidade aparece então como um dos 41 municípios paulistas (6,35% do total) responsáveis pela maioria absoluta dos turistas no Estado de São Paulo.

No total, são agora apenas 222 municípios paulistas que substituem os 645 municípios participantes da versão anterior do mapa. Dentro da metodologia de classificação essas 41 cidades contempladas nas categorias A e B (e parcialmente nas 65 cidades da categoria C) reúnem 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. Já os municípios das categorias D e E integram as regiões com características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico, como no fornecimento de mão-de-obra e insumos necessários.

Com um patamar de 450 mil visitantes anuais (base 2014), a municipalidade vem implementando medidas como as rotas turísticas, o Plano Municipal de Turismo, a revalorização de festas tradicionais e da Festa da Uva, o programa de valorização do artesanato criativo Jundiaí Feito à Mão, a participação no Circuito das Frutas e outras, Pela importância do turismo rural nesse setor da economia, sua equipe técnica passou a integrar a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Em nota, o ministério destaca que o Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o novo Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. “A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da administração pública”, destaca.

Em escala regional, Jundiaí integra o Circuito das Frutas (ao lado de Atibaia, Louveira Vinhedo, Itatiba, Morungaba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu e Valinhos).

Em termos de planejamento regional, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado, é apontado na região turísticas chamada Bem Viver, que inclui também Águas de Lindoia, Americana, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Hortolândia, Jaguariúna, Joanópolis, Limeira, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santa Bárbara d´Oeste, Serra Negra e Socorro. Esta região turística é composta pelos Circuitos das Águas, Entre Serras e Águas, das Frutas e Ciência e Tecnologia.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

Prefeitura de Jundiaí

geral_jundiai_P7




Publicada em 26/07/2016

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN