Arquivo de Notícias

Jundiaí está entre melhores no turismo do Estado

O avanço do segmento turístico no município, ao lado da iniciativa privada e comunitária, garantiu a inclusão de Jundiaí entre os destaques da nova categorização do Mapa Turístico Brasileiro.

Entre todos os 3.345 municípios brasileiros cadastrados, apenas 218 (6,5%) ocupam as categorias A e B, mas são responsáveis por 68% do fluxo doméstico brasileiro e 97% do fluxo internacional. No Estado de São Paulo, esses grupos somam 44 entre os 645 municípios paulistas cadastrados.

É o resultado das políticas públicas criadas para o setor de turismo do município e também de respostas dos setores produtivos de Jundiaí“, comentou o prefeito Pedro Bigardi.

 

O secretário Marcos Brunholi apresentou o panorama do turismo de Jundiaí na Câmara

A Prefeitura de Jundiaí reestruturou o setor de turismo a partir de 2013, que passou a estar mais próximo do turismo rural como parte da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo ao mesmo tempo em que investiu na profissionalização e em projetos como “Sabores de Jundiaí“, “Jundiaí Feito à Mão” e “Rotas Turísticas”, além da valorização da identidade local em eventos como a Festa da Uva. O município também é participante de projetos como o Circuito das Frutas.

Os critérios
O trabalho do novo Mapa Turístico do Brasil nas categorias usadas não representa uma avaliação de atividades isoladas, mas uma reorganização embasada em critérios matemáticos, que são o número de ocupações formais no setor de hospedagem (Relação Anual de Informações Sociais), número de estabelecimentos formais no setor de hospedagem (Relação Anual de Informações Sociais), estimativa do fluxo turístico doméstico (Estudo da Demanda Doméstica) e estimativa do fluxo turístico internacional (Estudo da Demanda Internacional).

Setor foi reestruturado nos últimos anos

As 27 capitais brasileiras fazem parte da categoria principal, ao lado de destinos turísticos tradicionais de nove Estados, entre eles Porto Seguro (BA), Campos do Jordão (SP), Balneário Camboriú (SC) ou Foz do Iguaçu (PR). A ampliação do grupo com a categoria B chega a 5% das cidades mapeadas pelo Ministério do Turismo, elevando o mapa para 20 Estados com participação expressiva das regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

O processo de categorização é uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo,do Ministério do Turismo, e teve sua metodologia avaliada pelas secretarias estaduais e municipais de turismo sendo reconhecida em diversas instâncias do poder público. Para a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, é “essencial” para o aperfeiçoamento da política de Estruturação dos Destinos Turísticos.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 06/10/2015

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN