Conselho Municipal de Turismo – COMTUR

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O Conselho Municipal de Turismo ou COMTUR como é conhecido, trata-se de um órgão consultivo para a Prefeitura e deliberativo internamente que visa fomentar o desenvolvimento turístico do município, com base em ações de planejamento e orientação, ampliando a participação da comunidade junto ao Poder Público.

Criado em fevereiro de 2002, o Conselho tem, desde então, reunido um número significativo de empreendedores do setor, associações, entidades e outros importantes representantes de áreas correlatas que tem como foco principal fomentar a atividade turística em Jundiaí.

Objetivos

Orientar, planejar, desenvolver e promover o Turismo Sustentável no Município.

Componentes do COMTUR

  • Prefeitura Municipal
  • Instituições Financeiras
  • Associações
  • Cooperativas
  • Sindicatos
  • Universidades
  • Empresas do Setor Turístico (Restaurantes, Hotéis, Agências, Atrativos Turísticos)
  • Comunidade

Ações Gerais

  • Coordenar a Atividade Turística no Município
  • Incentivar o Fomento da Atividade
  • Promover os Atrativos do Município
  • Orientar a administração dos Pontos Turísticos
  • Promover campanhas junto a entidades de classe
  • Obter incentivos e financiamentos

Competência

  • Coordenar, incentivar e promover o Turismo no Município.
  • Estudar e propor à Administração Municipal, medidas de difusão e amparo ao Turismo
  • Orientar na Administração dos pontos turísticos do município.
  • Promover junto a entidades de classe, campanhas no sentido de incrementar o turismo no município.
  • Estabelecer diretrizes para trabalho coordenado entre poder público e privado
  • Estudar de forma sistemática o Mercado Turístico no Município
  • Estabelecer convênios com entidades diversas para incremento da atividade turística no município
  • Contribuir para a promoção de campanhas de conscientização da comunidade
  • Promover ou executar debates, cursos e oficinas ligadas a temas voltados a atividade turística
  • Promover e divulgar atividades ligadas ao turismo
  • Propor formas de captação de recursos para o desenvolvimento da indústria turística
  • Formular diretrizes básicas a serem obedecidas na Política Municipal de Turismo
  • Desenvolver projetos, eventos e programas de interesse turístico visando incrementar o fluxo de turistas para o município
  • Diagnosticar e atualizar cadastro de informações de interesse turístico do Município
  • Promover o intercâmbio entre entidades do Trade
  • Estabelecer diretrizes para prover a infraestrutura local adequada à implementação do turismo
  • Colaborar de todas as formas com o poder público local
  • Formar grupos técnicos de trabalho para desenvolver os estudos necessários para o fomento do turismo municipal
  • Realizar a promoção da atividade turística no município incrementando o fluxo de turistas
  • Realizar levantamentos e pesquisas referentes à demanda e a infraestrutura existente
  • Assessorar na elaboração do Plano Turístico Municipal.

Atribuições

  • Aprovar Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal
  • Estabelecer prioridades na aplicação de recursos
  • Enquadrar Projetos no Programa
  • Acompanhar Projetos
  • Avaliar Resultados
  • Elaborar Regimento.


Centro de Informações Turísticas

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Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

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