Grupo Escolar Conde do Parnaíba

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 1106 – Centro

Principais comodidades

Possui acesso pavimentado

A Escola Conde do Parnaíba teve sua instalação como Casa de Ensino em 02/04/1906.

O Coronel Boaventura Mendes Pereira (mantenedor do Hospital de Caridade São Vicente de Paula) doou o terreno para a construção do prédio onde atualmente funciona a escola, e como Juiz de Direito Substituto, Juiz de Paz e Chefe do Partido Republicano Paulista empenhou-se para a criação do Grupo Escolar “Conde do Parnaíba”, declinando seu nome e indicando como Patrono de nossa Escola o Conde do Parnaíba.

Em 22/01/1906, foi assinado o Decreto de Criação do Grupo Escolar “Conde do Parnaíba”, pelo então Presidente do Estado de São Paulo, Dr. Jorge Tibiriçá.

A instalação do grupo Escolar Conde do Parnaíba à Rua Barão de Jundiaí, nº 101, esquina com a rua Siqueira de Moraes, ocorreu em 14/06/1906.

Ao ser inaugurado em 1906, o Grupo Escolar Conde do Parnaíba contava com 201 alunos e oito professores, sendo seu primeiro Diretor o Professor Benedito Hudson Ferreira.

Iniciou-se em 1906 a construção do novo prédio e em 27 de maio de 1923 passou a funcionar no prédio que temos até hoje, como patrimônio tombado pela CONDEPHAT à Rua Barão de Jundiaí, nº 1106.

No ano de 1969 teve a ele anexado o 2º Ginásio Estadual de Jundiaí “Professor Lázaro Miranda Duarte”. Ainda neste ano, foi construído um novo prédio, aos fundos, para poder abrigar a grande demanda.

Em 1976 passou a denominar-se Escola de I Grau “Conde do Parnaíba” e o Ginásio Estadual Professor Lázaro Miranda Duarte deslocou-se para o bairro da Boa Vista.

A instalação do curso de II Grau na nossa Escola ocorreu em 1983.

É uma das nossas mais antigas escolas e representa cem anos de tradição e pioneirismo no cenário cultural jundiaiense, onde milhares de cidadãos de Jundiaí aprenderam as primeiras letras.

Atualmente, tem como dependências, dentro de sua área de construção de 1.471,27 m2 (área total 3.708 m2), salas de aula, salas administrativas, laboratório de informática, cozinhas, cantina, quadra, depósito, dependências de zeladoria , uma sala que abriga o Museu da Escola, com móveis originais da época, além de troféus, objetos, pesquisas de alunos sobre o que as pessoas que por aqui passaram levaram de recordações que constituem a sua história de vida; documentos desde 1906 até 1950. Além da quadra coberta, ao lado um jardim acolhedor, usado para aulas diferenciadas (lá está bem cercada e protegida por uma árvore centenária).



Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais