Conheça Jundiaí

Localizada a pouco mais que 50 km da capital, Jundiaí é um dos municípios mais importantes do Estado de São Paulo. É uma das maiores cidades paulistas, sendo a 59° maior do Brasil, superando quatro capitais estaduais.

Com mais de 360 anos de sua fundação, a cidade, hoje com aproximadamente 443 mil habitantes (Projeção SEADE/IBGE 2023), possui mais de 700 indústrias, entre elas inúmeras multinacionais de alta tecnologia. No entanto, mesmo com todo o progresso pelo qual a antiga vila passou, a cidade não perdeu suas características de cidade do interior, sendo ainda conhecida pela produção das uvas, de frutas e pela vida rural em geral.

Construída no local onde esteve a primeira capela, foi reformada pelo Arquiteto Ramos de Azevedo.

Com um centro urbano bastante desenvolvido, Jundiaí oferece todos os serviços considerados relevantes em uma cidade de médio porte, destacando-se por um comércio forte e bem estruturado, composto por um centro bem organizado e quatro shoppings. A cidade é considerada, atualmente, a 8ª. economia do estado de São Paulo e uma das principais do país, além de ser reconhecida como a cidade que possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano de São Paulo.

Jundiaí também é reconhecida pelas festas. A Festa da Uva, cuja primeira edição aconteceu em 1934 é famosa nacionalmente. A cidade foi berço do desenvolvimento espontâneo, por meio de uma mutação genética, da uva Niágara Rosada, a uva de mesa mais consumida no país. O calendário de eventos é ainda complementado por inúmeras outras festas e eventos como a Festa da Colonia Italiana, integrante do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo, a Festa Portuguesa, a Festa do Vinho Artesanal e tantas outras atividades realizadas em vários bairros da cidade, guardando assim a tradição da vivência em comunidade e um pouco do jeito caipira de viver, típico das pequenas cidades do interior.

Estande da Família Steck na primeira Festa da Uva, em 1934.

Estande da Família Steck na primeira Festa da Uva, em 1934.

Além das Festas, que movimentam verdadeiras multidões de participantes e turistas que vem a cidade, Jundiaí ainda destaca-se por seus inúmeros atrativos de natureza cultural, como os museus, prédios históricos e igrejas e ainda pelos atrativos naturais, em especial em função de possuir grande parte das terras da Serra do Japi, considerada patrimônio natural brasileiro e declarada pela UNESCO, em 1992, como Reserva da Biosfera, e que guarda em si, além de uma fauna e flora extremamente importante, rica e variada, a segunda maior diversidade de borboletas do planeta.

Entre suas matas e cachoeiras, trilhas ecológicas proporcionam a oportunidade de se conhecer um verdadeiro tesouro nacional e ainda aprender-se muito com relação a conservação e preservação do meio ambiente, em passeios orientados e embasados pelos princípios da educação ambiental.

Serra do Japi

Serra do Japi

Em meio a tantas opões, os atrativos rurais recebem enorme destaque. O dia-a-dia do campo, as tradições, a culinária e as frutas frescas, colhidas direto do pé, são alguns dos atrativos cercados pela hospitalidade tão característica da roça, que podem ser vistos nos roteiros rurais de Jundiaí, que se completam pelas adegas de produção de vinho artesanal e pela cultura italiana tão presente na região, pelos causos, pelas paisagens, pelos sons e pelos aromas dos pratos feitos no fogão à lenha, dos doces, de bolos e pães fresquinhos, servidos junto ao café coado na hora.

Vinhos de Jundiaí

Vinhos de Jundiaí

A maneira artesanal de produzir vinhos, toda a história da imigração italiana, toda a tradição das famílias que primeiro se instalaram na região de Jundiaí são alguns dos segredos que as adegas de vinho jundiaienses guardam para os visitantes e que se comportam também como importantes atrativos na cidade. Atualmente, são 16 adegas que produzem diferentes vinhos, entre eles vinhos finos, das variedades cabernet, tannat e syrac entre outras e ainda vinhos de mesa, secos e suaves, brancos, tintos e rosés, além de algumas opções de frizantes.

A gastronomia da cidade é igualmente fator de destaque. Com mais de três centenas de restaurantes das mais variadas cozinhas e tipos de serviços, a rede gastronômica jundiaiense agrada a todos os gostos.

Diversidade e qualidade fazem das inúmeras opções de restaurantes, uma viagem pelos sabores do interior, da culinária tradicional e da culinária internacional.

Restaurantes das mais diferentes nacionalidades, como italianos, alemães, japoneses, chineses, mexicanos, árabes entre outros, são complementados por restaurantes de especialidades, como as carnes nobres, picanhas, peixes, restaurantes rurais, além de bares variados, casas noturnas, restaurantes de categoria e cardápio internacional, pizzarias, churrascarias e rodízios. Opções para todos os gostos são a marca da gastronomia local.

Pratos Tradicionais Italianos

As cantinas italianas na região do Caxambu e do Traviu, ambos bairros rurais, os restaurantes de categoria internacional, na região central da Cidade, e as incontáveis picanharias, dão o tom principal as inúmeras opções existentes.

Jundiaí é uma cidade de muitas identidades e estas identidades podem ser conhecidas pelos diferentes passeios que podem ser realizados por aqui. Das experiências gastronômicas diferenciadas, passando por seu patrimônio histórico riquíssimo, museus e ainda pela possibilidade de experenciar as belezas naturais que abraçam a cidade, na Serra do Japi, passando pelos encantadores momentos em que a cidade moderna se encontra com a vida tradicional do campo, por meio da produção das frutas e das festas mais rurais, Jundiaí vai te oferecer a oportunidade de uma viagem inesquecível!

Cultura, tradições, natureza, qualidade de vida! Uma cidade de muitas identidades preparada para mostrar para você o que tem de melhor!

Jundiaí! Surpreenda-se!



Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais